Banca de DEFESA: ERIVELTON BENITI

DISCENTE : ERIVELTON BENITI
DATA : 27/06/2024
LOCAL: OnLine

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: NARRATIVAS DE DOCENTES DO MUNICÍPIO DE ITAITUBA - PARÁ

Educação do Campo. Classes multisseriadas. Desenvolvimento profissional docente. Narrativa autobiográfica. Saberes da experiência

O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE-UFOPA), tem como objetivo geral analisar, a partir de narrativas, o processo formativo de professores das classes multisseriadas, que atuam na educação do campo, no município de Itaituba-PA. Busca investigar como esses professores constroem o próprio processo de desenvolvimento profissional docente, partindo da seguinte questão norteadora: em que medida o processo formativo de professores(as) que atuam em classes multisseriadas na educação do campo, no município de Itaituba, contribui para o desenvolvimento profissional docente? Para isso, embasou-se na abordagem qualitativa de pesquisa em educação e se adotou a metodologia interpretativa-compreensiva, respaldada no método das narrativas autobiográficas. Para a base teórica, fundamentamo-nos em Hage (2010, 2011, 2014), Ximenes-Rocha (2007), Munarim (2008), Molina e Sá (2012), Caldart (2009), Clandinin e Connelly (2011), Arroyo (2010), Nóvoa et al. (2007), Crecci e Fiorentini (2018), entre outros pesquisadores que se dedicam a estudar as temáticas de desenvolvimento profissional docente, educação do campo, classes multisseriadas e narrativas. Esta investigação teve como participantes professores de dois polos (BR 163 e Transamazônica-Buburé), que ministram atividades didático-pedagógicas com classes multisseriadas há mais tempo em suas respectivas escolas. A construção dos dados empíricos do estudo ocorreu por meio do uso de memorial de si, entrevistas com narrativas autobiográficas e fichas temáticas com os professores que atuam no trabalho com as classes multisseriadas na educação do campo. A análise dos dados foi feita utilizando a proposta de leitura em três tempos, de Souza (2014), na qual se espera que os resultados revelem respostas ao problema investigado. Nesse processo, foram identificadas três unidades de análise temática (UAT): processo formativo no desenvolvimento profissional, necessidades formativas e prática profissional. Os resultados apresentados pela análise realizada demonstram que o processo de desenvolvimento profissional docente desses professores que atuam com o multiano está imbricado com o campo, realidade na qual estão inseridos. Dessa forma, a presente pesquisa evidencia a importância da formação desse profissional que atua em classes multisseriadas, seu processo formativo, as reflexões, o aprofundamento teórico-metodológico, a ampliação de conhecimentos e o compartilhamento de saberes e experiências. Mostra-se relevante por reconhecer as vozes dos educadores(as) que lecionam nesses espaços, oportunizando refletirem sobre os desafios e superações do percurso vivenciado. Esta investigação proporciona a esses sujeitos um olhar especial no tocante às suas práticas de ensino e às estratégias didático-metodológicas adotadas diante do contexto e dos desafios das classes multisseriadas da educação do campo.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA