Banca de DEFESA: LISSA NARELI DOS REIS PORTELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LISSA NARELI DOS REIS PORTELA
DATA : 02/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: ICED/BLOCO H/LANTED
TÍTULO:

PEÇAS DE UMA HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS (LAPMAT) DA UFOPA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA REGIÃO OESTE DO PARÁ

 
 

PALAVRAS-CHAVES:

História da Matemática. História da Educação Matemática. Laboratório de Ensino de Matemática. Formação de Professores.

 
 

PÁGINAS: 120
RESUMO:

Estabelecer uma relação histórica com as práticas profissionais realizadas no passado tende a desenvolver melhores práticas atuais visando a produção de formas eficientes de ensino e aprendizagem, de forma permanente. Nesse contexto, a UFOPA se destaca, como referência regional na produção de estudos e pesquisas sobre o Ensino de Matemática. Por não possuírem registros e memórias das atividades desenvolvidas, alguns projetos permanecem no anonimato, como é o caso das ações realizadas no LAPMAT. Este trabalho tem por objetivo central investigar quais ações foram desenvolvidas no período de 2009 a 2020 no LAPMAT da UFOPA e quais foram as contribuições, decorrente destas ações, para a Educação Matemática da região. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, configurando-se como uma pesquisa documental e elementos da pesquisa narrativa e história oral. Além disso, possui aspectos de um estudo de caso, reunindo uma variedade de informações para a análise, com base em um registro de depoimentos, por meio de questionários e entrevistas. Os entrevistados estão distribuídos em três categorias: bolsistas, professores da educação básica, professores da universidade. Pretende-se identificar as ações que foram desenvolvidas no período selecionado, através do registro científico das ações formativas e do levantamento das ações realizadas, além de verificar quais as contribuições de tais ações, realizadas pelo LAPMAT, para a Educação Matemática da região. O que é desenvolvido em Matemática atualmente, será parte integrante da História da Matemática daquele ambiente e é essa História que vai nortear os futuros professores, visto que a matemática tem seu desenvolvimento de forma processual e que se constitui com base na sua própria História e, portanto, precisa fazer parte das discussões entre os espaços formativos.

 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interna - ***.262.178-** - LETICIA SANCHES SILVA - UNESP
Externo ao Programa - 2028748 - HAMILTON CUNHA DE CARVALHO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 14:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa