PEÇAS DE UMA HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS (LAPMAT) DA UFOPA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA REGIÃO OESTE DO PARÁ
História da Matemática. História da Educação Matemática. Laboratório de Ensino de Matemática. Formação de Professores.
Estabelecer uma relação histórica com as práticas profissionais realizadas no passado tende a desenvolver melhores práticas atuais visando a produção de formas eficientes de ensino e aprendizagem, de forma permanente. Nesse contexto, a UFOPA se destaca, como referência regional na produção de estudos e pesquisas sobre o Ensino de Matemática. Por não possuírem registros e memórias das atividades desenvolvidas, alguns projetos permanecem no anonimato, como é o caso das ações realizadas no LAPMAT. Este trabalho tem por objetivo central investigar quais ações foram desenvolvidas no período de 2009 a 2020 no LAPMAT da UFOPA e quais foram as contribuições, decorrente destas ações, para a Educação Matemática da região. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, configurando-se como uma pesquisa documental e elementos da pesquisa narrativa e história oral. Além disso, possui aspectos de um estudo de caso, reunindo uma variedade de informações para a análise, com base em um registro de depoimentos, por meio de questionários e entrevistas. Os entrevistados estão distribuídos em três categorias: bolsistas, professores da educação básica, professores da universidade. Pretende-se identificar as ações que foram desenvolvidas no período selecionado, através do registro científico das ações formativas e do levantamento das ações realizadas, além de verificar quais as contribuições de tais ações, realizadas pelo LAPMAT, para a Educação Matemática da região. O que é desenvolvido em Matemática atualmente, será parte integrante da História da Matemática daquele ambiente e é essa História que vai nortear os futuros professores, visto que a matemática tem seu desenvolvimento de forma processual e que se constitui com base na sua própria História e, portanto, precisa fazer parte das discussões entre os espaços formativos.