O ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE
SANTARÉM-PA: TRAJETÓRIA E DESDOBRAMENTOS (2014 – 2024)
Ensino Médio. Escola de várzea. Sistema de Organização Modular de Ensino
O presente texto apresenta o projeto de pesquisa em andamento sobre a educação escolar na etapa do Ensino Médio no contexto amazônico, com foco na realidade das comunidades de várzea. O estudo busca refletir sobre esse fenômeno, partindo da concepção de que a educação escolar é a forma mais desenvolvida de educação no mundo atual, e a escola, o espaço social responsável pelo acesso aos conhecimentos sistematizados. A pesquisa propõe uma análise histórica da estruturação do Ensino Médio nas escolas de várzea do município de Santarém-PA, investigando como essa modalidade evoluiu entre 2014 e 2024, as políticas públicas implementadas e seus impactos na formação dos alunos dessas comunidades, inseridas em um contexto singular do vasto ecossistema amazônico. O objetivo geral é analisar historicamente como se configurou o Ensino Médio nas escolas de várzea do município de Santarém-PA no recorte temporal de 2014 a 2024. A partir desse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar as políticas públicas voltadas para o Ensino Médio no Estado do Pará que influenciaram o desenvolvimento dessa etapa da educação no município de Santarém-PA; 2) Compreender o processo de implantação do Ensino Médio nas escolas de várzea do município de Santarém-PA, considerando o regime de colaboração entre Estado e Município; 3) Investigar as condições físicas e pedagógicas das escolas de várzea e sua evolução ao longo do tempo, levando em conta os desafios históricos enfrentados por essas comunidades. A fundamentação teórica que orienta o percurso metodológico inclui os trabalhos de Ferreira (2002), Colares e Bezerra Neto (2002), D’Espíndula e França (2016) e Frigotto (2010). Para as análises, são adotadas as contribuições de Chagas (2011), Kuenzer (2000), Nascimento (2007), Souza e Brasileiro (2024), Sacramento (2018) e Saviani (2015, 2018).