Banca de DEFESA: GLEDSON DE LUCAS SILVA DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEDSON DE LUCAS SILVA DE JESUS
DATA : 19/12/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet (excepcionalmente, pois o orientador estará de férias)
TÍTULO:

HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS NO CURRÍCULO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (LCB/UFOPA)


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo Formal, Habilidades Sociais Educativas, Competência Social Pedagógica, Formação de Professores.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

As Habilidades Sociais Educativas (HSE) são compreendidas, neste estudo, como componentes importantes no processo formativo de professores de Ciências e Biologia. A literatura científica aponta que embora tenha aumentado investigações sobre HSE no contexto docente, ainda são escassas as pesquisas que analisam, especificamente, sua inserção no currículo formal que orienta a formação inicial desses profissionais. Nesse sentido, a presente pesquisa, tem por objetivo analisar se as Habilidades Sociais Educativas estão contempladas no currículo formal da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a compreensão dos licenciandos sobre os relacionamentos interpessoais educativos. Tal investigação justifica-se pela relevância social e educativa dos profissionais formados nesse curso, os quais atuam tanto no Ensino Fundamental, lecionando Ciências, quanto no Ensino Médio, com o componente de Biologia, assumindo, assim, um papel central na formação da cidadania. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, que tem como principais fontes a análise do currículo formal materializado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da LCB da UFOPA e a aplicação de um questionário específico sobre Habilidades Sociais Educativas (HSE), direcionado a licenciandos em formação inicial. A análise e a produção dos dados serão conduzidas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), técnica que possibilita explorar sentidos a partir das materialidades curriculares. Os resultados indicam que o currículo do referido curso não explicita, de maneira sistemática, estratégias voltadas ao desenvolvimento das HSE, priorizando abordagens de cunho técnico e racional relativas ao conteúdo de biologia em detrimento de aspectos psicossociais e relacionais, igualmente essenciais à prática docente. Verificou-se, ainda, que os licenciandos em Ciências e Biologia atribuem importância aos relacionamentos interpessoais e até as HSE mesmo não tendo contato direto com o constructo, sobretudo às habilidades de comunicação, o que pode, nesta questão, se configurar como reflexo de uma aproximação a interesses de um curso marcado por características tecnicistas e fortemente expositivas. Além disso, apenas uma minoria dos participantes (cinco licenciandos) apresentou conceitos descritivos próximos às definições de HSE e de Competência Social Pedagógica presentes na literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interna - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Externo à Instituição - SIMONE BRAZ FERREIRA GONTIJO
Notícia cadastrada em: 11/12/2025 14:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - jboss-sigaa-02.ufopa.edu.br.srv2sigaa