A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE SANTARÉM/PA
Neoliberalismo, Educação Infantil; Precarização; Trabalho docente.
A presente pesquisa em andamento tem como tema a precarização do trabalho docente na Educação Infantil do município de Santarém, estado do Pará. Para contextualizarmos o problema da pesquisa levantamos uma análise sobre os aspectos que envolvem as políticas neoliberais e sua configuração no cenário político-social, seguindo-se a uma discussão acerca da educação infantil e dos profissionais e das profissionais envolvidos nesse segmento educacional historicamente marcado pela perspectiva assistencialista. Com isto, o recorte temporal que será analisado compreende os anos 2010 a 2020, temporalidade que se justifica exatamente porque em 2010 houve uma reconfiguração da Educação Infantil no país e no município de Santarém. Os aportes teóricos se apoiam nas concepções de autores como Mészaros (2002), Oliveira (2009), Saviani (2009), Antunes (2009), Marsiglia (2011), Fonseca, Colares e Costa (2018), bem como os estudos sobre políticas neoliberais de Gérard Duménil e Dominique Lévy (2007). Destacamos também autores que falam especificamente sobre a precarização do trabalho docente na educação Infantil, como Solimões (2005), Costa (2018) e Bertocelli (2006). A Metodologia empregada pauta-se na pesquisa bibliográfica, levantamento documental com base nas legislações vigentes, elaborado e divulgados pelo Ministério da Educação - MEC; Plano Nacional de Educação- PNE, LDB- Lei n° 9.394/96; e Leis municipais que regem a educação. Tendo como instrumento a coletas de dados a análise documental e entrevista semiestruturada com cinco professores da rede municipal de Ensino Infantil. Verificamos, até o presente momento, que as políticas educacionais nas últimas décadas não têm buscado a valorização dos profissionais da primeira etapa de ensino, que tem sofrido com ataques das políticas neoliberais.