O que pode a educação em tempos de pandemia? Uma revisão sistemática de literatura sobre o "Ensino Remoto" entre os anos de 2020 e 2022
Educação; Tecnologias Educacionais. Ensino Remoto; Estudo de revisão.
Esta pesquisa tem o objetivo compreender o fenômeno da ensino remoto emergencial no âmbito do conhecimento científico brasileiro, identificando os papéis cumpridos pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em tais propostas, além de refletir sobre seus limites e possibilidades na construção da educação do presente e do futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (GIL, 2008), de cunho bibliográfico com elementos de revisão sistemática de literatura (OKOLI, 2019) e cuja a análise dos dados está ancorada nos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2021). Para compreender o ensino remoto emergencial, optou-se pelo recorte que abrange o conhecimento acadêmico produzido e publicado sobre o assunto em contexto brasileiro entre os anos de 2020 e 2022. Em termos de fundamentação teórica, a pesquisa dialoga com estudos e autores da campos da educação, da cultura digital e de suas interfaces (NÓVOA, 2022; GATTI, 2020; SELWYN, 2011; 2013; FACER e SELWYN, 2021). No momento, o estudo encontra-se nas etapas dedicadas à organização e análise de dados quantitativos e qualitativos.