DIÁLOGOS ENTRE DISTORÇÕES COGNITIVAS E HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS: UM ESTUDO DAS COGNIÇÕES DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Distorções cognitivas. Habilidades Sociais Educativas. Docentes.
O presente estudo, intitulado “Diálogos entre distorções cognitivas e habilidades sociais educativas: um estudo das cognições docentes do ensino fundamental II”, tem como objetivo geral analisar as possíveis relações entre as distorções cognitivas e o repertório de habilidades sociais educativas de professores do ensino fundamental II. Para alcançá-lo, constituiu-se os seguintes objetivos específicos: a) elencar a distorções cognitivas mais frequentes verbalizadas pelos professores do ensino fundamental II; b) identificar o repertório de habilidades sociais educativas dos docentes; e c) averiguar a existência de relação entre as distorções cognitivas e as habilidades sociais educativas dos docentes. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de campo, exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa. Na construção dos dados bibliográficos, adotaram-se as bases de dados Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, Capes, Scielo e BvsPsi. Posteriormente, realizar-se-á uma pesquisa de campo, com a aplicação de instrumentos para coleta de dados: questionário sociodemográfico, incluindo questões referentes aos dados pessoais, profissionais e socioeconômicos; formulário de distorções cognitivas, contendo dez perguntas fechadas, em que os participantes poderão avaliar a presença ou não e o grau de frequência da distorção cognitiva requerida na questão; e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores (RE-HSE-PR), proposto por Bolsoni-Silva, Marturano e Loureiro (2018), que avalia as interações sociais estabelecidas entre professores e alunos. Os dados obtidos serão analisados de acordo com suas especificidades. Os resultados encontrados na aplicação da folha
de dados sociodemográficos e do roteiro de entrevista estruturada serão tabulados e expressos por meio de estatística descritiva, utilizando o software Microsoft Excel. Para os dados alcançados no RE-HSE-PR, a apuração seguirá as instruções do próprio instrumento. Ideando averiguar a relação entre as distorções cognitivas e o repertório de habilidades sociais educativas dos professores, será empregada a análise estatística do tipo regressão linear simples pelo software SPSS. A pesquisa bibliográfica construída até o momento apontou que as
cognições docentes podem impactar no seu comportamento socialmente habilidoso. Sinalizando, dessa maneira, a necessidade de estudos que se ocupem em investigar quais são as distorções cognitivas mais frequentes relatadas pelos docentes, bem como suas possíveis relações com o repertório de habilidades socais educativas desses profissionais.