LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – 6º AO 9º ANO: MARGENS OPOSTAS OU TRAVESSIA?
Língua Portuguesa - Literatura - ensino - livro didático de Língua Portuguesa - leitura literária
Esta pesquisa “A leitura literária e o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano: margens opostas ou travessia?” surge, sobremodo, de uma necessidade pedagógica - a educação literária. E, para tanto, investiga se ocorre, nas aulas de Língua Portuguesa, o ensino dicotômico: Leitura Literária dissociada do ensino de Língua Portuguesa. Para o levantamento dos dados, e posteriores comparações, análises e intervenções, a pesquisa foi realizada em três seguintes etapas: a primeira delas consistiu na aplicação de questionários a oito (08) professores de Língua Portuguesa atuantes no Ensino Fundamental, em (05) cinco escolas da Rede Pública Estadual em Santarém, e a duzentos e cinco alunos (205 ). A segunda etapa consistiu na verificação e na enumeração da ocorrência de textos literários nos livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados por alunos e por professores das referidas escolas, com o fito de verificar se o livro didático promove a educação literária através de seus textos. A terceira etapa consistiu em observar, no Plano de Ensino de Língua Portuguesa, elaborado pelos professores, se estavam inseridos conceitos e metodologias para o ensino de Literatura. Feitas essas ações, os resultados obtidos foram socializados com os professores participantes da pesquisa, em um encontro programado e no qual foram feitos diversos questionamentos, dentre os quais a ausência de metodologias, de planejamento coletivo e de cursos de formações para ensino de leitura literária, além de discussões voltadas para elaboração de estratégias para tornar presente o ensino de Literatura nas aulas de Língua Portuguesa .no Ensino Fundamental. Os embasamentos utilizados foram, principalmente, Cândido (2004), Silva (1991,2004, 2009), Zilberman (2009), Geraldi (2012), além de artigos e de dissertações que dialogam com este tema.