Gênero discursivo; Atividades Didáticas Integradas; responsividade; criticidade.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ação didática para se trabalhar o ensino de gênero discursivo baseada das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) de Moura (2017), e pretende contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da língua de alunos de 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentar teoricamente esse trabalho, utilizou-se estudos de alguns autores que entendem a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo, entre eles: Bakhtin (1981, 2003, 3006, 2010 a, 2011[1979] 2016), Bazerman (2007, 2011), Kleiman (2002, 2007), Koch ( 2006 ), Koch e Elias ( 2013 ), Marcuschi ( 2002, 2008 ), Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2019). A partir do tema Superação será sugerida uma sequência de atividades a serem desenvolvidas envolvendo gêneros da ordem do relatar, além do gênero principal que o relato de experiências. Por priorizar a interação e o diálogo, devem possibilitar o aprimoramento da capacidade discursiva do aprendiz capacitando-o a inferir com autonomia nas várias situações sociais. É o que se pretende ao sugerir uma proposta de ensino desenvolvida a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem: que seja considerada a formação crítica o sujeito da EJA, de modo que desenvolvam a postura responsiva e sejam capazes de entender a língua, refletir sobre ela e saber usá-la em suas diversas atuações sociais.