Jornal Escolar: Proposta para o ensino de Língua Portuguesa a partir das Atividades Didáticas integradas (ADIs)
Atividades Didáticas Integradas; Ensino; Língua Portuguesa; Gêneros Discursivos; jornal escolar.
O presente trabalho tem por objetivo analisar uma intervenção em sala de aula que se propôs produzir um jornal escolar usando as atividades didáticas integradas (ADIs) de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística e verificar se essa ação didática contribui de maneira significativa para ampliar a capacidade linguístico-discursiva dos alunos no âmbito do ensino básico. A pesquisa qualitativa/participante acontece em uma escola da rede municipal de Santarém no presente ano 2022, em 2 (duas) turmas do 9 ano do ensino fundamental. A intervenção se deu através do projeto de intervenção chamado “Jornal escolar: o protagonismo discente” que objetiva viabilizar o ensino de língua portuguesa a partir de uma abordagem interativa, dialógico-discursiva, propondo a produção do jornal escolar com a dinâmica das ADIs, ampliando a capacidade linguístico-discursiva dos alunos do 9 ano do ensino regular. Abordo na intervenção o jornal escolar como prática social, usando nas aulas os gêneros discursivos do jornalismo e literário. Este trabalho se insere num campo de pesquisas que vem se produzindo no Profletras-Ufopa sob orientação de Moura (2016, 2017, 2019 e 2020), professor e pesquisador que postulou as Atividades Didáticas Integradas -ADIS. As ADIs possibilitam integrar as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística sob uma perspectiva discursiva, interacionista, enunciativa e dialógica da linguagem que está alicerçada nas teorias Bakhtinianas. As bases teóricas que respaldam este trabalho são os pressupostos de Bakhtin (2006, 2010a, 2010b, 2011, 2016, 2017), Moura (2016, 2017, 19). Volóchinov (2017), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006, 2008), Koch e Elias (2009a), Bazerman (2011), Fiorin (2020). O corpus desta pesquisa são as aulas de LP, registradas através de vídeo, áudio e registros de diário de bordo (tanto da docente quanto dos discentes). Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de integração das atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no ensino fundamental, dessa forma vê-se também, que a capacidade linguístico-discursiva dos alunos aumenta significativamente.