Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRO OLIVEIRA MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAIRO OLIVEIRA MIRANDA
DATA : 29/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferencia - Google meet
TÍTULO:

ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS: UMA PROPOSTA DIALÓGICODISCURSIVA DE ENSINO DE LEITURA PARA ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CEEJA


PALAVRAS-CHAVES:

EJA; Ensino de Leitura; ADIs


PÁGINAS: 37
RESUMO:

Exames de massa nacionais e internacionais, como o SAEB (Sistema Nacional da Educação Básica) e o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), têm atestado o comprometimento das capacidades de leitura de alunos da educação básica. Uma causa importante, apontada por especialistas, é o ensino formal de leitura, que tem se restringido à recuperação de informações factuais e linguístico-gramaticais do texto, negligenciando-se o desenvolvimento da capacidade discursiva dos alunos. O objetivo deste trabalho é verificar de que forma o ensino de leitura por meio das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) pode ampliar a capacidade discursiva de alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos-CEEJA de Santarém-PA. As ADIs são uma proposta de ensino de língua, cujas atividades de oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística são interdependentes, e trabalhadas de forma integrada. Convocou-se Antunes (2009, 2017), Barbosa (2013), Bakhtin (2016), Kleiman (2004, 2013), Koch (2007), Marcuschi (2008), Moura (2009, 2014, 2016) e Rojo (2004) para fundamentar essa pesquisa, por conceberem leitura como atividade sociocognitiva e cultural. A proposta será implementada por meio da análise do material didático utilizado no ensino de Língua Portuguesa para a EJA, Ensino Fundamental do CEEJA/Stm. Na segunda etapa da análise, foram aplicados questionários, com perguntas de múltipla escolha, a (10) alunos, maiores de 18 anos, do Centro. A aplicação do questionário teve como objetivo entender as condições e oportunidades de leitura dos alunos pesquisados. Neste trabalho, adota-se a concepção enunciativo-discursiva de linguagem e sociodiscursiva de leitura. Espera-se que os resultados sejam mais significativos que os obtidos com a adoção de abordagens tradicionais. Urge, portanto, a implementação de práticas de leitura que ampliem a capacidade discursiva dos alunos, para que possam interagir responsivamente, e até intervir no meio em que estão inseridos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 05:11
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa