Banca de DEFESA: EVELINE COSTA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVELINE COSTA SILVA
DATA : 16/10/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Ufopa
TÍTULO:

Variação linguística: proposta de compreensão e análise por meio de atividades didáticas com o gênero textual meme


PALAVRAS-CHAVES:

Variação linguística, gêneros digitais, ensino de língua


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Ensinar língua portuguesa requer considerar as profundas mudanças que a sociedade vem passando, sobretudo nos campos de estudos linguísticos, no avanço de recursos tecnológicos e no surgimento de novos espaços de convívio social. Ler e produzir textos são processos bastante diferentes de tempos atrás e o ensino de língua tem agregado esses textos multimodais e multissemióticos; assim como tem acrescentado às aulas de língua, os estudos sobre variação linguística, mesmo que ainda ocorram com pouca frequência e profundidade. Este trabalho visou associar esses temas, a fim de verificar se atividades de ensino com o gênero textual meme contribuem para estudo e reflexão sobre variação, com observação do sujeito sintático, nos anos finais do ensino fundamental. Com base nas postulações de Bagno (2007, 2012), Bortoni-Ricardo (2008, 2014, 2020) sobre variação linguística; Chagas (2021), Marcuschi (2008, 2010), sobre gênero textual meme e Bagno (2010), Castilho (2020), Neves (1999) sobre gramática e ensino, a pesquisa de caráter exploratório, com proposta interventiva e interpretativa, foi realizada na Escola Estadual Professor Zolito de Jesus Nunes, na cidade de Macapá, no estado do Amapá, com alunos de 7º ano do ensino fundamental. Cada etapa das atividades foi denominada “conexão”, foram nove atividades que buscaram: (1 e 2) verificar o conhecimento e as concepções dos alunos sobre variação linguística e sobre o gênero meme; (3) examinar se os alunos demonstram alguma forma de preconceito linguístico; (4 e 9) analisar o aspecto gramatical: sujeito, identificando como este apresenta-se nas sentenças do português brasileiro; (5) refletir sobre o fenômeno da variação em memes; (6) analisar intencionalidades no gênero meme; (7) produzir memes e (8) examinar concepção sobre variação ao término da aplicação das atividades. Como resultado, obtivemos com os estudos sobre o gênero textual meme: desenvolvimento da percepção das formas de expressão do sujeito gramatical, mudanças significativas nas concepções de variação linguística e no reconhecimento do valor social e cultural das diversas variantes do português brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interno - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Externo à Instituição - ARLON FRANCISCO CARVALHO MARTINS - IFPA
Notícia cadastrada em: 14/10/2025 15:02
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