A FORMAÇÃO ESTÉTICA LITERÁRIA COM ESTUDANTES DO 6º ANO:
Limites e Possibilidades
Leitura. Literatura. Estética. Educação escolar.
Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS. O objetivo consistiu em observar como a formação estética na educação escolar, realizada de forma sistemática por meio da literatura, pode contribuir com a construção do ser humano de forma omnilateral, e considerando o contexto em que se dá, examinar a funcionalidade, a eficiência, a diversidade desse tipo de atividade, ou seja, os modos de proporcionar experiência estética, apontando possibilidades e limitações encontradas no desenvolvimento do processo de ensino da experiência estética literária na escola. A pesquisa de natureza empírica-interventiva, portanto, pesquisa participante, aconteceu em uma escola da rede municipal do município de Altamira-PA. A intervenção foi feita através de uma proposta de mediação, denominada Uma leitura para cada dia; foi pensada e aplicada pela professora-pesquisadora em duas turmas de 6º ano. Nesta intervenção, abordamos o estudo da estética literária, buscando proporcionar aos alunos contato com textos literários, produções audiovisuais que interagem entre si, e com o valor estético que estes têm em relação ao aspecto formador holístico do indivíduo. O corpus desta pesquisa foram as aulas de Língua Portuguesa, o próprio fazer pedagógico, registrados pontualmente através de vídeo, imagens e anotações em diários de bordo (tanto da docente quanto dos discentes). As etapas da pesquisa seguiram os pressupostos de Minayo (2009) e dividiram-se em três: 1. fase exploratória; 2. trabalho de campo; 3. análise e tratamento de material empírico e documental. Os resultados apontam para a importância do contato com a literatura e a relevância da vivência estética literária por meio do estudo e da realização das leituras de textos literários, em relação à formação da criança em todos os aspectos, especialmente na construção de sua personalidade, por meio do desenvolvimento estético e da capacidade crítica, garantindo a reflexão sobre seus próprios valores e crenças, assim como os da sociedade a que pertence; apontam também para a necessidade da formação continuada do docente, elemento fundamental para uma maior possibilidade de um trabalho pedagógico voltado para uma abordagem mais integral, dinâmica e reflexiva.