A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EJA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DOS CONTOS DE MILTON HATOUM.
Língua Portuguesa, Educação de Jovens e adultos. Leitura literária. Literatura brasileira de expressão amazônica.
A presente dissertação, que tem como título A Formação do Leitor Literário na EJA: Uma Proposta de Leitura de Contos de Milton Hatoum, está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS –, ofertado em rede nacional aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, que buscam formação continuada para melhorar o exercício da docência e a qualidade do ensino no país. A temática escolhida volta-se para o estudo sobre a leitura literária nas aulas de língua materna, por entender que esta é uma grande aliada do desenvolvimento do cidadão capaz de entender e de interagir no mundo em que vive. Assim, a pesquisa participante tem por objetivo contribuir para a formação de leitores literários na Educação de Jovens e Adultos – EJA –, com base na obra Cidade Ilhada, coletânea de contos de Milton Hatoum. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi preciso dividi-la em dois momentos: o primeiro, a pesquisa bibliográfica, teve como destaque os principais autores que versam sobre EJA, literatura literária e expressão amazônica, como Loureiro (2000), Castilho (2011), Britto (2015), Fernandes (2004), Koch (2015), Silva (1997), Solé (1998), Zilberman (2009), Freire (1987; 1996) e Souza (2008; 2009), além de busca eletrônica em sites, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o repositório do Profletras Nacional. O segundo momento trata-se da pesquisa de campo desenvolvida em duas turmas de 4ª etapa da EJA, que funcionam na Escola E. E. F. M. Ezeriel Mônico de Matos, localizada na cidade de Santarém, estado do Pará. Para traçar o perfil desses estudantes quanto à prática da leitura de textos literários, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas. Como resultado desse levantamento, constatou-se que dos 34 estudantes matriculados nas turmas, mais de 50% não conhecem os escritores da região. Com base nesses dados, foi proposta uma intervenção baseada nas oficinas Contos para acordar e encantar (Rodrigues, 2020). Após o desenvolvimento da proposta nas turmas selecionadas, constatamos que a utilização de textos que refletem o ambiente cultural dos estudantes pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do interesse pela leitura e para a formação de leitores mais engajados e críticos, reforçando a importância de práticas pedagógicas que valorizem a literatura regional.