FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO DE LÍNGUA: estudo dos neologismos em uma turma multisseriada
Ensino de Língua Portuguesa; Léxico; Formação de Palavras; Neologismos
A presente pesquisa integra os trabalhos do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa), que buscam refletir sobre a educação linguística, trazendo proposições para a prática escolar, como forma de contribuir para o ensino de língua portuguesa na escola, a partir do estudo do léxico sob a perspectiva do ensino. Para tanto, delimitou-se como objeto de estudo a neologia e buscou-se a compreensão de como o ensino de neologismos pode contribuir para a aprendizagem mais reflexiva sobre formação de palavras em sala de aula. Com o intuito de saber como o ensino de neologismos pode contribuir para a aprendizagem mais reflexiva sobre formação de palavras em sala de aula em uma turma multisseriada do 8o e 9o ano de Rurópolis/Pará, desenvolvemos um projeto de intervenção denominado Estudo de formação de palavras através da internet: navegando pelos usos de palavras novas, que promoveu atividades práticas com estudos, análises (linguística e metalinguística) e desenvolvimento de um mini-glossário, como resultado da aplicação das atividades propostas aos alunos. Os resultados da pesquisa apontam que o estudo de formação de palavras levando em consideração o uso da língua em seu contexto real contribuiu significativamente para a aprendizagem mais reflexiva sobre os processos de formação de palavras em sala de aula. Além disso, observa-se que a temática proposta foi essencial para que os alunos pudessem conhecer a dinamicidade da língua, mostrando que os afixos contribuem para recriar significados, expressar pontos de vista ou até identificar um determinado grupo social. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que possibilitou levar os alunos a refletirem sobre a diversidade da língua.