Banca de DEFESA: JONAS DE SOUSA NERES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONAS DE SOUSA NERES
DATA: 05/12/2017
HORA: 15:30
LOCAL: Auditório Wilson Fonseca - Campus Rondon
TÍTULO: COMO ASSIM VOCÊ NÃO ENTENDEU? - O que dizem os professores de língua portuguesa
sobre alunos em situação de fracasso escolar
PALAVRAS-CHAVES: fracasso escolar, ensino, aprendizagem, aluno, professor de português.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo compreender o que diz o docente de Língua
Portuguesa das dificuldades de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental,
considerando seu aprendizado abaixo das expectativas. Estes alunos engrossam as fileiras do
fracasso escolar, configurado não somente por índices de reprovação e abandono, mas
principalmente pelos baixos níveis de aprendizado em leitura e escrita. Uma questão
fundamentalmente importante do fracasso escolar é entender a relação do aluno com o saber,
nem sempre condizente com o que espera a escola. Além disso, o fracasso deve ser entendido
em seu caráter multidimensional, no qual se correlacionam dimensões, tais como, o contexto
econômico e social, a família, a organização do sistema educacional, o funcionamento das
escolas, a prática docente na sala de aula e a disposição do aluno para a aprendizagem. No
bojo dessas considerações, há a perspectiva do ensino de língua portuguesa centrada na
reflexão e usos da língua a partir do texto, como forma mais apropriada de superar as
dificuldades do aluno e educar para a cidadania. Para analisar o que dizem os professores,
realizou-se enquete com questionário de perguntas abertas, respondidas de forma escrita por
trinta professores de Língua Portuguesa do 6° ao 9° ano da rede pública municipal da zona
urbana de Altamira-PA. Informações também foram obtidas em entrevistas gravadas com
alguns desses trinta professores, com base no que se percebeu mais significativo na enquete.
Os resultados indicam que os alunos em situação de fracasso escolar estão mal alfabetizados,
apresentam problemas de leitura, escrita e oralidade, baixa autoestima e se aproximam do
perfil de analfabetos funcionais; a responsabilidade sobre esta situação recai principalmente
sobre a família e o aluno, considerado, muitas vezes, desinteressado; o professor de língua
portuguesa, em menor proporção, também se responsabiliza; a escola é questionada pois
parece mais preocupada com resultados quantitativos, negligenciando muitas vezes o
atendimento aos alunos com mais dificuldade. Apesar do esforço empreendido pelos
docentes, os resultados nem sempre são expressivos, pois o problema do fracasso escolar não
é tratado adequadamente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Externo à Instituição - MARILUCIA BARROS DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 30/11/2017 17:53