LITERATURA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Leitura. Literatura. Expressão amazônica. Conto; Estratégias de leitura.
A Literatura Brasileira de Expressão Amazônica traz consigo toda a cultura do povo amazônida. Deste modo, este trabalho objetivou a utilização dessa Literatura como meio de viabilizar a formação de leitores proficientes no Ensino Fundamental Anos Finais. Para tanto, utilizamos o projeto interventivo no qual realizamos estratégias de leitura as quais nos aportamos em Solé (1998), Kleiman (1993) e Cosson (2006). Entendemos que a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica pode subsidiar a formação de leitores iniciantes visto que uma educação literária leva em conta as experiências culturais dos alunos. A pesquisa foi realizada no âmbito da cidade de Uarini – Amazonas, na Escola Estadual Edson Melo. Utilizamos uma pesquisa qualitativa e participante enquanto que o conto foi utilizado para exemplificar a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica no projeto interventivo. O projeto interventivo foi aplicado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais para verificar a receptividade dos alunos em relação à Literatura Brasileira de Expressão Amazônica e foram aplicados questionários aos professores de Língua Portuguesa e alunos. Como base teórica desta pesquisa para reflexões sobre a teoria literária, no apoiamos em Britto (2005), Koch (2006), Colomer (2003 ), Cândido ( 1987), Souza (1977), entre outros autores; quanto aos fundamentos orientadores nacionais, da Câmara de Educação Básica/MEC, utilizamos os PCNs (1998) e a BNCC/EF (2018).