VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRA DE MÚSICA POPULAR PARAENSE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Língua. Variação Linguística. Letra de Música.
A mudança e a variação linguísticas são fenômenos naturais das línguas, contudo nem sempre foram ou são assim encaradas, levando a estigmas sociais, decorrentes do preconceito linguístico que entende a variação como erro. Nesse trabalho, como objetivo geral, buscamos analisar de que forma a letra de música popular paraense contribui para o ensino de Língua Portuguesa (LP) e facilita a compreensão do fenômeno da variação linguística no ensino fundamental. Tendo como referencial teórico os estudos sociolinguísticos de Labov (1972), Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004), temos como objetivos específicos: a) investigar a maneira como é tratado o fenômeno da variação linguística por estudantes de Língua Portuguesa no ensino fundamental; b) articular ensino de LP e variação linguística; c) descrever a variação da língua presente na letra de músicas populares paraense. Para isso, a fim de levar o aluno a se perceber como agente falante de uma variedade da linguagem dentro da sua língua, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa participativa, com atividades desenvolvidas a partir do gênero textual letra de música. Os resultados demonstraram que os alunos já tinham ouvido falar sobre variação, mas a encaravam como um aspecto negativo da língua. Logo, esta pesquisa contribuiu para promover a reflexão sobre o tema ampliando seus horizontes linguísticos, além de contribuir no combate ao preconceito linguístico.