INTERAÇÃO DO ALUNO LEITOR COM O LIVRO INFANTOJUVENIL ANTIRRACISTA: PERCEPÇÕES, SENTIDOS, VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS
Leitura, Literatura infantojuvenil antirracista, Educação para as relações étnico-raciais.
A presente pesquisa intitulada “Interação do aluno leitor com o livro infantojuvenil antirracista: percepções, sentidos, vivências e aprendizados” está vinculada ao Profletras-UFOPA e segue a linha de pesquisa “Literatura infantil, literatura e educação, formação de leitor”. Trata-se de uma proposta de estudo que tem por objetivo a investigação das potencialidades da literatura infantojuvenil de temáticas e estruturas antirracistas, na perspectiva de proporcionar condições críticas aos leitores do 6º ano do Ensino Fundamental a partir do contato com um acervo designado à esta pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa e aplicação do projeto de intervenção, primeiro, ocorrerá a fase exploratória da pesquisa, período reservado às indagações preliminares acerca do objeto e estudo, os pressupostos e teorias que deem suporte ao desenvolvimento do projeto e às questões operacionais para subsidiar a fase subsequente. A pesquisa de abordagem qualitativa enfatiza à formação leitora como elementos necessários à condição humana, criando condições de interação social em um ambiente crítico e que possa refletir valores que abrangem comportamentos antirracistas. As reflexões deste estudo apontam metodologias voltadas para a leitura, produção oral e escrita e, para isso, tornou-se necessária a aplicação de um questionário sociodemográfico sobre o público-alvo desta pesquisa e de um roteiro de perguntas que direcionará as rodas de conversas e as rodas de leitura, mediante os livros lidos pelos alunos. Para a pesquisa, que atende à educação das relações raciais na Educação Básica, bem como sobre a importância da leitura e da literatura antirracista na escola, foram utilizados Munanga (2000), Almeida (2005), Pires (2005), Ribeiro (2014), Martins (1994), Oliveira (1999), Cavalleiro (2001), Gomes (2012), Candido (2011), Britto (2012, 2015), Bértolo (2014), Saviani e Duarte (2010). Este estudo tem relevância tanto porque atende ao que está estabelecido na Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e da educação étnico-racial, quanto porque nos propomos a responder questões presentes no ensino de literatura antirracista.