Banca de DEFESA: DIANA ALBUQUERQUE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIANA ALBUQUERQUE DE LIMA
DATA : 07/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Iced
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ENSINO DE LÍNGUA: estudo dos neologismos em uma turma multisseriada


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Portuguesa; Léxico; Formação de Palavras; Neologismos


PÁGINAS: 116
RESUMO:

A presente pesquisa integra os trabalhos do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa), que buscam refletirsobre a educação linguística, trazendo proposições para a prática escolar, como forma de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa na escola, a partir do estudo do léxico sob a perspectiva do ensino. Para tanto, delimitou-se como objeto de estudo a neologia, e buscou-se a compreensão de como os neologismos podem contribuir para um ensino de Língua Portuguesa mais reflexivo sobre formação de palavras em sala de aula. Com o intuito de saber como o ensino de neologismos pode contribuir para a aprendizagem mais reflexiva sobre a formação de palavras em sala de aula, em uma turma multisseriada do 8o e 9o ano de Rurópolis/Pará, desenvolvemos um projeto de intervenção denominado Estudo de formação de palavras através da internet: navegando pelos usos de palavras novas, que promoveu atividades práticas com estudos, análises (linguística e metalinguística) e desenvolvimento de um miniglossário. Os resultados da pesquisa apontaram que o estudo de formação de palavras, levando em consideração o uso da língua em seu contexto real, contribuiu significativamente para a aprendizagem mais reflexiva sobre os processos de formação de palavras em sala de aula. A partir da temática proposta, os alunos puderam compreender que os afixos contribuem para recriar significados, expressar pontos de vista ou até identificar um determinado grupo social. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de intervenção que possibilitou levar os alunos a refletirem sobre a diversidade da língua. Vale ressaltar que a pesquisa aqui proposta é parte de um movimento para estabelecer nas escolas um ensino de Língua Portuguesa contrário ao que tem sido pregado há décadas, um ensino que não reconhece as mudanças que ocorrem na língua, desconsiderando as várias instâncias comunicativas. Todavia, é importante salientar que a pesquisa trouxe evidências como, por exemplo, o mito da língua, isso reforça a importância de dar continuidade a esse tipo de pesquisa em sala de aula. Assim, entende-se que pesquisas como esta devem servir como um meio para que os professores repensem suas práticas pedagógicas em sala de aula e, sobretudo, como fonte de reflexão para futuras atividades no contexto educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1708615 - CELIANE SOUSA COSTA
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Externo ao Programa - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 17/06/2025 09:21
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