OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E A DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS COM OS ALUNOS DO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME)
Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Física, Dilatação
Térmica, Cidadania.
Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de um Produto
Educacional a partir de uma sequência didática referente a abordagem metodológica dos
3 Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco em conjunto com a teoria
acerca da construção do conhecimento de Paulo Freire, aplicada em uma turma de 2º ano
do Ensino Médio do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). O objetivo foi
desenvolver as habilidades e competências da Dilatação Térmica em consonância com
uma formação cidadã, além de analisar as possibilidades que esta abordagem pode proporcionar nas aulas de Física. A análise dos dados deu-se pela Análise Textual Discursiva
e do uso de uma Inteligência Artificial a partir dos argumentos dos estudantes construídos
ao longo das atividades propostas, a fim de identificar se, de fato, conseguiram refletir
sobre a importância de se estudar a Dilatação Térmica a partir de sua realidade, além de
observar como essa metodologia pode motivar os estudantes a tornarem-se sujeitos críticos e reflexivos de suas próprias experiências.