Banca de DEFESA: WANDERSON DO SACRAMENTO MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WANDERSON DO SACRAMENTO MORAES
DATA : 05/12/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Sala on-line
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRACKER COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME


PALAVRAS-CHAVES:

Sequência Didática. Software Tracker. Aprendizagem Significativa.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Este estudo apresenta uma proposta de Sequência Didática, onde se utiliza o Software Tracker como instrumento de Aprendizagem Significativa no ensino do objeto de conhecimento, Movimento Retilíneo e Uniforme, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, numa escola pública Estadual localizada na zona urbana do município, ao longo da Transamazônica, BR-230, Oeste do Pará, com um mil (1000) quilômetros de distância da capital Belém e duzentos e vinte (220) quilômetros de Santarém. Seu propósito é despertar nos estudantes o interesse pela disciplina de Física, utilizando as tecnologias e programas como o software Tracker, para melhorar o desempenho da aprendizagem no ensino de Física. Como referencial teórico para a elaboração da sequência didática utiliza-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Mansini e Moreira (2017). Os dados foram produzidos a partir de entrevistas com seis professores de Física da Escola Estadual de Ensino Médio localizada ao longo da Transamazônica, BR 230 e quinze alunos professores do Mestrado Profissional de Ensino de Física da Universidade Federal do Oeste do Pará. Os resultados indicam que o Software Tracker, utilizado como instrumento de aprendizagem significativa para o ensino de Física é uma abordagem dinâmica e bastante promissora por ser acessível e versátil, além do interesse que desperta nos estudantes, tendo em vista a dinâmica de aulas que permitam ao aluno ser o construtor de seu próprio aprendizado. A pesquisa gerou uma Sequência Didática estruturada e aplicada em cinco aulas de noventa minutos, cada uma possui objetivos, conteúdos conceituais e atitudinais, com metodologia construtiva com recursos utilizados sendo tecnológicos e acessíveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2209208 - ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
Interno - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA
Externo à Instituição - WALDOMIRO GOMES PASCHOAL JUNIOR - UFPA
Notícia cadastrada em: 03/12/2024 22:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa