COMO ENCONTRAR UM ECLIPSE ONTEM, AMANHÃ E HOJE? Uma sequência didática no Ensino de Astronomia visando promover Alfabetização Científica num Clube de Ciências no interior da Amazônia
Eclipse. Ensino de Astronomia. Alfabetização Científica
O ensino de Astronomia enfrenta inúmeros desafios, especialmente no contexto educacional brasileiro. Além da formação docente, questões curriculares também representam um entrave significativo para o ensino de Astronomia. Diante disso, a questão que conduz esta pesquisa é a seguinte: quais as contribuições da sequência didática “como encontrar um eclipse ontem, amanhã e hoje?” para à promoção da alfabetização científica no ensino de Astronomia? Assim, considerando a abordagem adotada para analisar o problema, este estudo apresenta traços típicos de uma pesquisa qualitativa e sobre os procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa participante. A abordagem didática empregada utilizou os Três Momentos Pedagógicos, com utilização de um questionário diagnóstico de questões abertas, site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (HDBN) para que os alunos fizessem uma cobertura da mídia brasileira sobre o eclipse de 1919 e a utilização de novas tecnologias/aplicativos que empregam métodos de observação indireta dos eclipses. A inclusão de atividades práticas, aliadas ao uso de tecnologia e ao incentivo à autonomia, reforçou o aprendizado ativo e proporcionou um ambiente dinâmico e colaborativo. O processo de aprendizado foi enriquecedor, estimulando atitudes científicas com uma abordagem interdisciplinar que combinou história, ciência, tecnologia e prática investigativa, o que favorece o desenvolvimento da Alfabetização Científica.