Sujeito Queer e Biografia Errante no Cenário Musical Santareno na Segunda Década
do Século XXI: Gênero e Indivíduo no Interior da Amazônia.
Queer; Arte-ativismo; Cultura; Economia criativa; Interior da Amazônia
Esta dissertação tem como objetivo investigar as práticas culturais de grupos de mulheres
artistas na cena cultural da cidade de Santarém, no Pará. A proposta de pesquisa com
esses grupos no movimento artístico-cultural de Alter do Chão surgiu a partir do meu
contato contínuo desde 2017, quando comecei a trabalhar com produção cultural na Casa
de Cultura e Artes Espaço Alter do Chão. Durante as noites de eventos, observei mulheres
se apropriando desse espaço, transitando entre a dança e o batuque cadenciado do curimbó
(tambor que dá ritmo ao carimbó). Nesse mesmo momento, elas trazem para a roda de
carimbó temas como meio ambiente, feminismo e sexualidade, construindo um
movimento que nomeio como “arte-ativismo”. A partir desse contexto, a dissertação
busca entender como essas mulheres se observam, interagem e se posicionam em um
meio artístico-cultural que, a um olhar desatento, pode parecer pacífico, mas que pode ser
tão opressor quanto outros círculos sociais da sociedade atual. Quando sereias batucam o
curimbó? Não se trata de mitologia ou algo fora da realidade; é sobre mulheres fortes,
reais, guerreiras, que transitam entre suas sexualidades e gêneros para fazerem e estarem
onde desejam, estabelecendo-se como uma agência relevante na produção artístico-
cultural do meio onde vivem. Através da pesquisa de abordagem etnográfica, busca-se
observar, investigar e analisar a movimentação arte-ativista, a ocupação e a
ressignificação artístico-cultural dessas mulheres, que também abordam temáticas
transversais, interseccionando cultura, meio ambiente e suas sexualidades.