Banca de DEFESA: BRUNO NATANAEL MOTA ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO NATANAEL MOTA ALMEIDA
DATA : 28/07/2025
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DO PPGSAQ, CAMPUS TAPAJÒS
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ, BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Escola da Zona Rural. Práticas de Educação Ambiental


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Educação ambiental e práticas educativas de uma escola da zona rural do município de Santarém, Pará, Brasil, é a dissertação que integra o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida - da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que tem como objetivo geral identificar as práticas de EA executadas em uma escola da zona rural de Santarém, Pará, Brasil, enquanto que os objetivos específicos se pautaram em: a) verificar as percepções de meio ambiente e EA dos educadores (as) e alunos (as), suas influencias nas escolhas e práticas pedagógicas adotadas; b) identificar os processos de qualificação e capacitação dos (as) professores (as) em EA e se as atividades desenvolvidas estão alinhadas com a realidade ecológica da zona rural; c) detectar as disciplinas que integram práticas de EA em suas atividades pedagógicas; d) registrar se há práticas de EA previstas no Projeto Político Pedagógico da escola, bem como se são articulados projetos colaborativos entre a escola e a comunidade; e) apontar as práticas de EA adotadas pela escola, durante os períodos de seca e cheia, avaliando aspectos ligados ao manejo dos resíduos sólidos (lixo), ao sistema de captação de água no contexto local; f) avaliar se as práticas de EA que contribuem com o desenvolvimento de valores, como o respeito à natureza, a empatia com os animais e a compreensão da interdependência entre seres humanos e meio ambiente. Adotou-se o método com abordagem quanti-qualitativa e o público participante foi composto por 01 (uma) gestora escolar, 01 (uma) coordenadora pedagógica, 03 (três) docentes e 16 (dezesseis) alunos (as) regularmente matriculados entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental II. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados à luz do modelo de Travassos (2004), com enfoque crítico-descritivo. Os resultados demonstraram que 100% dos gestores compreendem o meio ambiente de forma integrada, mas 0,0% possui formação específica na área, e apenas 50% participaram de ações pontuais de capacitação. Entre os professores, 67% apresentaram uma visão específica de EA e 33% uma abordagem crítica. 66% têm formação inicial desatualizada, e apenas 1 (um) (34%) está em formação continuada. E 100% dos alunos (as) compreendem a EA como prática essencial para a vida comunitária, evidenciando a internalização de valores ecológicos e a consciência da interdependência entre natureza e sociedade, em que. A maioria (93,75%) reconhece a relevância das atividades desenvolvidas nos períodos de estiagem, associando as ações pedagógicas à formação de pensamento crítico. Além disso, 93,75% identificaram disciplinas como Ciências, Geografia, Estudos Amazônicos e Educação Física como espaços que integram práticas de EA. Quanto às parcerias institucionais, 87,5% dos alunos relataram experiências com projetos intersetoriais e comunitários, como o barco de coleta de lixo, o posto de saúde e ações da Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa ainda revelou a presença de práticas educativas adaptadas à sazonalidade amazônica, com estratégias como o armazenamento de resíduos (lixo), o uso alternativo da água e o manejo descentralizado do esgoto. Apesar da ausência de formações sistemáticas para os docentes, constatou-se o esforço coletivo da comunidade escolar em desenvolver ações voltadas ao cuidado ambiental e à sensibilização ecológica. As práticas observadas fortalecem vínculos com o território e revela o potencial formativo da escola rural na promoção de uma EA crítica, afetiva e situada.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 709925 - MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Externa à Instituição - MARCELA VIEIRA PEREIRA MAFRA - UEA
Notícia cadastrada em: 17/07/2025 19:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-02.ufopa.edu.br.srv2sigaa