AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS – PARÁ
Educação Ambiental; Práticas Educativas; Floresta Nacional do Tapajós.
A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na construção de sociedades sustentáveis, especialmente quando articulada com os contextos sociais, culturais e ecológicos onde as pessoas estão inseridas. Em Unidades de Conservação (UCs) a escola assume relevância estratégica na mediação do cuidado com os recursos naturais junto à comunidade local. A pesquisa é do tipo de campo, interdisciplinar e tem como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas de EA de uma escola, situada na Comunidade Piquiatuba, na Floresta Nacional do Tapajós (PA) e o público alvo são: educadores (gestor/a, coord. pedagógico, professores/as) e alunos/as, o método de abordagem é o quanti-qualitativo e os instrumentos são entrevistas semiestruturadas. Espera-se que os resultados contribuam para o campo da EA ao evidenciar o papel da escola como protagonista e mediadora entre as comunidades tradicionais e as políticas de conservação, além de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para o aprimoramento de práticas educativas em áreas de proteção ambiental.