Banca de QUALIFICAÇÃO: EDYLENA MARINHO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDYLENA MARINHO DE ANDRADE
DATA : 03/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 116 - Prédio BMT - Campus Tapajós
TÍTULO:

O EFEITO MEDIADOR DA NATUREZA SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS DE IDADE


PALAVRAS-CHAVES:

O desenvolvimento motor não ocorre somente pelo processo de maturação do sistema nervoso central, mas sofre influência de fatores biológicos, ambientais e ocupacionais. Diante disso, esse desenvolvimento pode ser potencializado mediante o contato com a natureza, que se refere a qualquer interação humana com um ambiente biofísico, que engloba flora, fauna e formas geológicas. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o efeito mediador da natureza sobre o desenvolvimento motor de crianças no município de Santarém – Pará. Para isso, busca: traçar o perfil sociodemográfico das famílias; identificar a fase do desenvolvimento motor das crianças; descrever a interação das crianças em contato com a natureza por meio de seus mediadores; e averiguar as percepções dos pais ou cuidadores sobre o desenvolvimento motor e o contato com a natureza. Participarão da pesquisa as crianças e os cuidadores com faixa etária de 0 anos a 2 e pais e cuidadores acima de 18 anos, em um bairro periférico na cidade de Santarém, Pará. (Santarém, PA). O delineamento deste estudo se caracteriza por uma abordagem multimétodos que abrange tanto aspectos quantitativos com auxílio da estatística, quanto aspectos qualitativos com descrição e análise semântica de texto ou imagem e se apoiará no modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano. Quanto aos instrumentos de coleta serão utilizados: Questionário de dados, sociodemográficos e anamnese, Escala Alberta (AIMS), entrevista semiestruturada com responsáveis/cuidadores e o diário de campo do pesquisador/equipe e câmeras. A pesquisa de desenvolverá em 4 etapas: na 1ª etapa ocorrerá apresentação do projeto de pesquisa, ação em saúde, na 2ª etapa se aplicará o questionário de dados, sociodemográficos e anamnese, entrevista semiestruturada e primeira avaliação, na 3ª etapa serão realizadas as sessões com os mediadores da natureza e na 4ª Etapa a reavaliação por meio da escala AIMS. Para os resultados gerais, esperamos compreender a interação das crianças em contato com a natureza e criar ambientes propícios para estimular o desenvolvimento motor das crianças.

 

 

Criança; Desenvolvimento Motor; Contato com a natureza.

 

 

 

 

 

 


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O desenvolvimento motor não ocorre somente pelo processo de maturação do sistema nervoso central, mas sofre influência de fatores biológicos, ambientais e ocupacionais. Diante disso, esse desenvolvimento pode ser potencializado mediante o contato com a natureza, que se refere a qualquer interação humana com um ambiente biofísico, que engloba flora, fauna e formas geológicas. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o efeito mediador da natureza sobre o desenvolvimento motor de crianças no município de Santarém – Pará. Para isso, busca: traçar o perfil sociodemográfico das famílias; identificar a fase do desenvolvimento motor das crianças; descrever a interação das crianças em contato com a natureza por meio de seus mediadores; e averiguar as percepções dos pais ou cuidadores sobre o desenvolvimento motor e o contato com a natureza. Participarão da pesquisa as crianças e os cuidadores com faixa etária de 0 anos a 2 e pais e cuidadores acima de 18 anos, em um bairro periférico na cidade de Santarém, Pará. (Santarém, PA). O delineamento deste estudo se caracteriza por uma abordagem multimétodos que abrange tanto aspectos quantitativos com auxílio da estatística, quanto aspectos qualitativos com descrição e análise semântica de texto ou imagem e se apoiará no modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano. Quanto aos instrumentos de coleta serão utilizados: Questionário de dados, sociodemográficos e anamnese, Escala Alberta (AIMS), entrevista semiestruturada com responsáveis/cuidadores e o diário de campo do pesquisador/equipe e câmeras. A pesquisa de desenvolverá em 4 etapas: na 1ª etapa ocorrerá apresentação do projeto de pesquisa, ação em saúde, na 2ª etapa se aplicará o questionário de dados, sociodemográficos e anamnese, entrevista semiestruturada e primeira avaliação, na 3ª etapa serão realizadas as sessões com os mediadores da natureza e na 4ª Etapa a reavaliação por meio da escala AIMS. Para os resultados gerais, esperamos compreender a interação das crianças em contato com a natureza e criar ambientes propícios para estimular o desenvolvimento motor das crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - ***.853.015-** - JAILSON SANTOS DE NOVAIS - UFSB
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Externa ao Programa - ***.878.172-** - SILVÂNIA YUKIKO LINS TAKANASHI - UEPA
Externa à Instituição - MARIA INES GASPARETTO HIGUCHI - INPA
Notícia cadastrada em: 25/11/2024 15:19
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