SADUG: UMA PROPOSTA PARA MELHORIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR.
Governo Digital; Gestão de serviços digitais; SADUG; Universidade Federal, Design Science Research.
A intensificação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação transformou a interação entre governos e sociedade, impulsionando a modernização da administração pública através do Governo Digital. Neste contexto, o presente trabalho aborda uma problemática observada na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): a ausência de uma estratégia de gestão de serviços digitais e de uma central de atendimento especializada nestes serviços. Essa lacuna, que este estudo buscou solucionar, estava em consonância com as diretrizes da Lei nº 14.129/2021 (Governo Digital) e do Decreto nº 10.332/2020 (Estratégia de Governo Digital), que nortearam a modernização da administração pública. Com o intuito de sanar a problemática, otimizar e transformar os serviços públicos sob a perspectiva do cidadão, propôs-se a implementação da metodologia SADUG (Serviços Acadêmicos Digitais Unificados Governamentais). A abordagem metodológica adotada foi a Design Science Research, utilizando o plano de transformação digital da UFOPA como base. O objetivo principal da SADUG foi aprimorar o acesso e o uso dos serviços digitais da UFOPA, conferindo transparência às responsabilidades de cada unidade, aprimorando significativamente a comunicação dos serviços digitais com a comunidade acadêmica. Os resultados obtidos evidenciaram a eficácia da gestão inovadora de serviços, alinhada aos preceitos do governo digital, sob a perspectiva da Gestão de Serviços e soluções inovadoras.