Modelo de Negócio Multilateral na Comercialização de Passagens Aquaviárias no oeste do Pará por Meio de uma Aplicação Web
Plataforma Multilateral; Modelo de negócio; Plataforma Web; Mapeamento de Processos.
Objetivo da pesquisa: apresentar um modelo de negócio multilateral para o processo de venda de passagens aquaviárias na região oeste do Pará por meio da implementação de uma aplicação Web.
Enquadramento teórico: o estudo aborda as deficiências atuais da comercialização de passagens aquaviárias na região oeste do Pará e como o uso de uma aplicação com modelo de negócio multilateral pode propiciar melhorias para esse tipo de atividade.
Metodologia: a pesquisa tem natureza tecnológica por produzir um protótipo de plataforma de software com abordagem qualitativa. Foi adotada a pesquisa de campo para coleta de informações e as principais necessidades para nortear o desenvolvimento da plataforma com o modelo de negócio proposto, fazendo uso do framework de desenvolvimento scrum.
Resultados: os resultados demostraram, após o mapeamento de processos, modelagem canvas da atividade de comercialização de passagens aquaviárias, que o modelo de negócio multilateral por meio de uma plataforma Web pode impulsionar a modernização dessa atividade, além de sanar pendências de regulamentação das empresas de navegação que atuam no setor.
Originalidade: esta pesquisa é uma das primeiras que apresenta uma proposta como alternativa para sanar uma problemática histórica vivenciada em toda a região Norte por propor um modelo de negócio que sustente a atividade de comercialização de passagens aquaviárias com foco especificamente na região que compreende o oeste do Pará. Contribuições teóricas e práticas: os resultados do trabalho poderão nortear novas abordagens de solução para essa problemática, principalmente os aspectos que não puderam ser cobertos na pesquisa devido à abrangência da atividade de transporte aquaviário na região Norte.