Banca de DEFESA: RAFAEL RODRIGO DOS SANTOS MIRANDA

DISCENTE : RAFAEL RODRIGO DOS SANTOS MIRANDA
DATA : 04/10/2024
LOCAL: Google Meet

INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA A INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ.

cultura organizacional, cultura de inovação, IFES.

A inovação, como um elemento essencial para o progresso e desenvolvimento em diversos setores, tem um papel crucial nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), influenciando diretamente na produção de conhecimento científico e tecnológico, na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento regional e nacional. No contexto da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o presente estudo objetivou mensurar a cultura organizacional para a inovação, explorando as principais dimensões, fatores e elementos associados a essa cultura, além de aplicar o instrumento de mensuração do Quociente de Inovação (QI), conforme proposto por Rao e Weintraub (2013b). Para quantificar a cultura de inovação, o estudo adotou uma metodologia baseada na avaliação de 54 elementos distintos, agrupados em 18 fatores e categorizados em seis dimensões culturais: clima, comportamentos, valores, recursos, processos e sucesso. A média de cada elemento foi calculada a partir das percepções dos respondentes, e o QI final foi determinado pela média aritmética das médias dessas seis dimensões. A aplicação deste método resultou em um QI médio de 2,50 para o grupo orientado às ferramentas, e 2,81 para o outro grupo de pessoas, com uma média geral de 2,66. Estes resultados indicaram um grau de inovação moderado na Ufopa, apresentando uma melhoria em comparação ao QI de 2,18 registrado em 2018, conforme os estudos de Fernandes (2018). Tal melhoria sugeriu avanços nas práticas e percepções de inovação na universidade, mas também ressaltou a necessidade de um desenvolvimento mais robusto e eficaz da cultura de inovação. No decorrer deste estudo, desenvolveu-se um sistema para avaliação e mensuração da cultura de inovação a fim de contribuir com as futuras medições, monitoramento, identificação de áreas de melhoria e aprimoramento contínuo da cultura na instituição. Conforme exposto, a pesquisa proporcionou uma análise abrangente sobre a cultura de inovação na Ufopa, a partir das unidades organizacionais da universidade. Os resultados obtidos evidenciaram a importância de fortalecer as ferramentas e as capacidades humanas relacionadas à inovação, indicando um progresso nas práticas e percepções de inovação na universidade. A implementação de ferramentas eficazes para a avaliação e monitoramento da cultura de inovação é crucial para identificar áreas de melhoria e garantir o aprimoramento contínuo dessa cultura nas IFES.

Interno - 1846798 - CELSON PANTOJA LIMA
Externo à Instituição - RAFAEL EICHEMBERGER UMMUS