REFERENCIAL DE BOAS PRÁTICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE UNIDADES EMBRAPII EM IFES.
Universidades; Institutos federais; Inovação Organizacional; Transferência de tecnologia
Esta dissertação tem como objetivo reunir e sistematizar boas práticas administrativas adotadas por Unidades EMBRAPII vinculadas a Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), visando oferecer diretrizes para sua implementação e gestão. O estudo parte da constatação de que, embora as IFES tenham autonomia didáticocientífica, administrativa, financeira e patrimonial, essa autonomia resulta em estruturas e formas de gestão diversas, o que gera variações significativas nos desempenhos das unidades. Diante disso, a pesquisa buscou identificar práticas exitosas utilizadas por unidades com desempenho destacado, mapeando soluções eficazes para os principais desafios enfrentados nesse ambiente institucional. A ausência de um referencial orientador para a gestão dessas unidades, sobretudo aquelas ainda em processo de credenciamento, motivou a construção deste trabalho como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. A abordagem metodológica envolveu o uso de um formulário estruturado, respondido por diversas unidades EMBRAPII, seguido de entrevistas com gestores de unidades selecionadas com base em indicadores de desempenho previamente definidos. A partir da análise qualitativa dessas respostas, foram elencadas 59 práticas organizadas por eixos temáticos como estrutura organizacional, recursos humanos, gestão de projetos, trâmites administrativos, prospecção e negociação, propriedade intelectual e recursos financeiros. Os resultados apontam que a institucionalização da unidade dentro da IFES, o apoio da alta gestão, a simplificação de trâmites e o fortalecimento da governança interna são fatores decisivos para o bom funcionamento das unidades. Este trabalho contribui com a política de inovação Brasileira ao propor um referencial prático e replicável para gestores públicos que atuam com pesquisa aplicada e cooperação universidade-empresa.