MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ANÁLISE DE DADOS INSTITUCIONAIS COM FOCO NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM IES.
Gestão do conhecimento, Transformação digital; Análise de dados.
A adoção de práticas organizacionais alinhadas a estratégias inovadoras é um desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES). Em um cenário de constantes transformações e elevado volume de informações, torna-se essencial buscar alternativas que promovam a inovação. Nesse contexto, o fortalecimento da Gestão do Conhecimento, impulsionado pelo avanço da Transformação Digital, requer a utilização de ações estratégicas para alcance dos resultados esperados. Para isso a análise de dados torna-se elemento central para o fortalecimento da Gestão do conhecimento nestes ambientes. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo aplicar um método de análise descritiva de dados em uma IES, a fim de compreender como os dados podem gerar valor e contribuir para a criação de soluções estratégicas além de contribui com o fortalecimento da Gestão do Conhecimento. O presente trabalho foi conduzido a partir da aplicação de um método, fundamentado em metodologias como Knowledge Discovery in Databases (KDD), Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM), Sample, Explore, Modify, Model e Assess (SEMMA) e Data Analytics Lifecycle (DAL). A pesquisa foi conduzida por meio de abordagem quantitativa e descritiva. Os resultados evidenciaram que o uso adequado dos dados disponíveis é fundamental para decisões mais assertivas e ágeis. Como produto deste estudo, foi elaborado um Manual de Boas Práticas em Análise de Dados, com o propósito de incentivar a adoção dessas práticas no ambiente educacional, além do desenvolvimento de um dashboard para apoiar a tomada de decisão na IES analisada.