Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO SARMENTO DE SOUSA

DISCENTE : DIEGO SARMENTO DE SOUSA
DATA : 21/05/2024
LOCAL: Sala 101 C do Bloco NSA na Unidade Tapajós

PREVALÊNCIA DE RISCO CARDIOVASCULAR ELEVADO E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE NA CIDADE DE SANTARÉM-PA

Fatores de Risco de Doenças Cardíacas, Infarto do Miocárdio, Doenças Cardiovasculares, Saúde do Estudante, Epidemiologia.

As doenças cardiovasculares ainda são uma das principais causas de óbitos no Brasil e mundo, exigindo prevenção desde a infância até a vida adulta. A identificação precoce e a gestão dos fatores associados e determinantes são fundamentais para a cardioprevenção dessas doenças em populações jovens. Nesse sentido, a pesquisa pretende verificar a prevalência de risco cardiovascular elevado e fatores associados em estudantes universitários da área da saúde na cidade de Santarém-PA. Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo descritivo-transversal realizados com 266 estudantes, em duas instituições de ensino superior na cidade de Santarém-PA. Para a coleta de dados, será verificado as características sociodemográficas, econômicas, imagem corporal, comportamentos de risco a saúde, assim como características clínicas relacionadas atividade física, estilo de vida a doenças cardiorrespiratórias. Também serão mensurados os dados antropométricos, cardiorrespiratórios, dosagens bioquímicas e risco cardiovascular. Espera-se que esta pesquisa nos permita rastrear os estudantes que possam apresentar o risco cardiovascular elevado, além de identificar os fatores associados as doenças cardiovasculares nessa população. Com isso, buscamos demostrar a importância de se conhecer e controlar os fatores de risco cardiovasculares dessas pessoas, evitando complicações futuras na saúde das mesmas.

Presidente - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Interna - ***.421.662-** - SANDRA LAYSE FERREIRA SARRAZIN - UFPA