Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA FERNANDES SENA E SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLIANA FERNANDES SENA E SOUSA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: LANTED ICED

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: GRUPO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE BELTERRA-PARÁ

Desenvolvimento Profissional Docente. Grupo Colaborativo. Turmas multiano na Amazônia.

uma grande presença de turmas multisseriadas no contexto mundial, no Brasil e, sobretudo, na Amazônia, não obstante as reiteradas tentativas de extingui-las, por meio do fechamento das escolas do campo (Azulay; Ximenes-Rocha, 2022), como uma das formas de promover a política de nucleação escolar, assentado no argumento da falta de qualidade da educação multisseriada. Diante disso, formula-se o questionamento que orienta esta investigação, a fim de compreender melhor esta realidade, estabelecendo como problemática central: Como ocorre o processo formativo de professores de classes multisseriadas/ multiano que atuam na educação do campo, desenvolvido no contexto de um grupo colaborativo no município de Belterra-Pará? Tem-se, por conseguinte, como objetivo geral: investigar o processo formativo de professores de classes multisseriadas/multiano que atuam na educação do campo, desenvolvido no contexto de um grupo colaborativo no município de Belterra-Pará. Diante do exposto, apresenta-se a seguinte tese – o processo formativo de professores de turmas multiano desenvolvidos no contexto de um grupo colaborativo de Belterra-Pará apresenta indícios de potencializar o desenvolvimento profissional docente. Esta pesquisa norteia-se por autores como Day (2001), Garcia (1999; 2009), Imbernón (2011), Moraes e Galiazzi (2016), Tardif (2010) dentre outros(as). Adota-se para esta, os métodos da Análise Textual Discursiva (ATD) através de um movimento que possa vincular teoria e prática. A ATD procura analisar elementos de natureza qualitativa, a fim de obter novas compreensões em relação aos fenômenos e aos discursos, estando entre os limites da análise de conteúdo e da análise do discurso, contudo, distinguindo destas em razão da atividade interpretativa e de natureza hermenêutica (Moraes; Galiazzi, 2016). Ressalta-se que o ponto de partida desta pesquisa foram as necessidades formativas dos professores, a proposta tem a intenção de ser efetiva, à medida que parte do interesse dos docentes em que pese o desenvolvimento profissional de professores de turmas multiano, que atuam em área rural, tendo o grupo colaborativo como uma possibilidade viável de promoção de potencialidades formativas. Enfatiza-se ainda, que o grupo colaborativo, têm oportunizado construir interações dinâmicas com os docentes participantes da formação, dado que são de diferentes escolas (anexas e polo) ao longo dos meses, que somam quatro sessões formativas.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externa ao Programa - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE - UFOPAExterno ao Programa - 1794536 - DERCIO PENA DUARTE - UFOPAExterna à Instituição - MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Externo à Instituição - ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES REALI - UFSCAR