CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR – IESPES: O PROGRAMA
1,5º C EM DESTAQUE!
Educação superior. Curricularização da extensão. Mudanças climáticas. Amazônia.
As mudanças climáticas têm causado preocupação ao mundo. Diante deste cenário, que impacta a todos, faz-se necessário que a universidade venha assumir seu papel na formação de futuros profissionais corresponsáveis pelo clima terrestre. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o Programa 1,5º C e seu impacto na curricularização da extensão (CE) do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). O Programa 1,5º C tem como objetivo fomentar na CE ações, projetos e eventos com ênfase na promoção de medidas para combater as mudanças climáticas e seus impactos na Amazônia paraense e no aquecimento global. O estudo é de abordagem quantitativa-qualitativa, mediante estudo bibliográfico (Método SSF), documental e de campo. Os participantes foram os discentes veteranos e ingressantes em 2023/1 e docentes do IESPES. Os dados foram adotados por meio da observação, registrados no diário de campo, questionários e documentos. Análise dos dados foi feita por intermédio da triangulação de métodos, com base na análise de conteúdo de Birdan. A base teórica deste estudo foi solidificada em Caeiro, Imperatore, Gomes, Brasileiro, Barba, McCowan dentre outros autores, e a partir das descobertas por meio do Método SSF, em consenso com os documentos oficiais e marco legal vigente sobre o objeto de estudo. Viu-se nos resultados do estudo a importância e o papel da universidade na efetivação de políticas institucionais que promovam uma formação críticoreflexiva e participativa, por meio da extensão universitária, com ações efetivas a favor do clima terrestre. Segundo os participantes da pesquisa o Programa 1,5º C tem alta relevância para a curricularização da extensão do IESPES, pois sua vertente socioambiental que trata diretamente acerca das mudanças climáticas, transcendeu os muros do IESPES. Vimos que os impactos proporcionados pelo programa extensionista mostram sua importância na formação pessoal, acadêmica e profissional dos discentes, docentes e demais indivíduos envolvidos nesse processo extensionista. Nas considerações finais evidenciamos recomendações para a intensificação do Programa 1,5º C , a partir dos achados teóricos, documentais e empíricos do estudo.