HISTÓRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O LEGADO DO PROJETO GAVIÃO
História da educação matemática; Educação; História da formação de professores de matemática; Projeto Gavião; Professor leigo.
Esta tese discute a história da formação de professores de matemática na Amazônia paraense, no que tange a habilitação ao magistério de professores leigos que ensinavam matemática e formados pelo Projeto Gavião. Este, foi a iniciativa emergencial do governo do Pará para pormenorizar a alta demanda de professores sem nenhuma formação. Há poucas produções que discorrem sobre esse processo formativo, por isso esta pesquisa tem como objetivo registrar histórias de professores matemática, formados pelo projeto gavião em Santarém-Pa. Como
percurso metodológico, fizemos um levantamento bibliográfico de pesquisas realizadas no Pará, assim como por documentos norteadores do projeto e entrevistas com os egressos. Pretendemos ao final, sistematizar um estudo sobre a história da educação matemática no oeste do Pará e compartilhar esse conhecimento com a comunidade acadêmica, fazer discussões na formação inicial nos cursos de licenciatura em matemática, pois conhecer a história é rememorar o passado, ampliando conhecimentos e valorizando os aspectos positivos que ajudaram a construir o presente, afinal o que se tem hoje em função de avanços educacionais é devido aos pequenos passos que foram dados no passado.