A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE SANTARÉM-PARÁ
Educação Infantil; Pedagogia; Formação Inicial; Projeto Pedagógico do Curso.
A tese tem como objetivo geral compreender os aspectos científicos, humanos, políticos e didático-pedagógicos concernentes à formação inicial de professores para atuação na educação infantil, desenvolvida no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública de Santarém – Pará. Trata-se de uma pesquisa alicerçada no materialismo histórico-dialético, realizada por meio de um estudo bibliográfico, empírico e documental. Na etapa da pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores(as) formadores(as) do curso de Pedagogia, incluindo a coordenação do curso. Os dados foram tratados a partir da triangulação de dados (Stake, 2007), considerando três eixos analíticos: Eixo 1 – constituição do curso; Eixo 2 – currículo do curso; Eixo 3 – as concepções de ensino/aprendizagem que sustentam o curso. Os resultados apontam que, em termos científicos, a universidade dispõe de apoio à pesquisa, com bolsas de iniciação científica e diversos grupos de pesquisa institucionalizados, o que contribui para a formação científica dos discentes. Entretanto, a quantidade de bolsas não é suficiente, sendo necessário redefinir os critérios para concessão. Em relação à formação política, percebe-se que os acadêmicos são bastante envolvidos em movimentos sociais. Em termos didático-pedagógicos, há uma lacuna quanto aos instrumentos utilizados para acompanhar e orientar o trabalho docente, assim como a ausência de componentes curriculares que contemplem as estratégias e métodos de avaliação para estudantes da educação especial e inclusiva; educação para a diversidade de gênero; educação de povos imigrantes e refugiados; planejamento educacional; neurodiversidade; documentação pedagógica; desenvolvimento infantil; e cuidados e educação de bebês (crianças até 18 meses). Em relação à formação humana, percebe-se que os acadêmicos têm a oportunidade de refletir sobre seu papel no mundo, desenvolvendo um olhar crítico para os objetivos da educação. Por fim, uma crítica recorrente ao curso é o fato de contemplar muitas áreas de atuação, o que acaba fragmentando a formação e tornando-a incipiente, evidenciando os dilemas da formação e da profissão.