Banca de DEFESA: TIAGO AQUINO SILVA DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO AQUINO SILVA DE SANTANA
DATA : 19/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

Letramento acadêmico e suas implicações teóricas e metodológicas na pesquisa em educação e no ensino superior


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Formação universitária; Conhecimento; Leitura e escrita; Letramento Acadêmico.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

A partir da década de 1980, com a introdução do termo letramento no cenário educacional brasileiro, consolidou-se tendência de abordar a leitura e a escrita sob essa perspectiva. Progressivamente, o conceito foi se “gaseificando” (Geraldi, 2011; 2014), ganhando contornos difusos e desvinculando-se dos usos concretos da linguagem escrita. Nesse processo, passou a ser utilizado de forma ampla e heterogênea, abrangendo distintas áreas do saber, práticas sociais e campos de atuação, frequentemente compreendido como qualquer forma de iniciação em práticas sociais. Esses usos — aqui denominados letramentos especificados — marcados por adjetivação quase ilimitada. Alguns permanecem pontuais e contextuais, enquanto outros se consolidam como campos de estudo, com bibliografia sistemática, grupos de pesquisa e eventos científicos. Um desses domínios é o letramento acadêmico, que passa a disputar espaço com estudos anteriores sobre leitura, escrita e formação no ensino superior. Esta tese delineia duas abordagens para a formação universitária: uma ancorada nos trabalhos de Britto (2003, 2005, 2007, 2009) e Britto et al. (2008); outra voltada ao mesmo objeto, mas fundamentada no conceito de letramento acadêmico. Com base no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989; 2007), analisa-se um conjunto de produções representativas dessas duas perspectivas, com o objetivo de compreender o que se entende por letramento acadêmico, em que se distingue da leitura e da escrita universitária, como se constitui, quais efeitos produz e qual concepção de formação sustenta. A análise indica que o campo do letramento acadêmico vem progressivamente colonizando os estudos sobre leitura, escrita e formação no ensino superior, apresentando-se como inovação, embora muitas vezes reitere concepções já superadas. Observa-se flutuação no uso do adjetivo “acadêmico”, frequentemente aplicado sem distinções conceituais, e adesão acrítica a pedagogias alinhadas à lógica neoliberal, como as teorias das competências e o “aprender a aprender”. As abordagens tendem a restringir-se à apresentação de práticas didáticas, com escassa problematização sobre a formação universitária. Percebe-se certo encantamento com a suposta inovação dessas abordagens, frequentemente acompanhadas da recusa à “educação tradicional”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo à Instituição - CRISTIANO AMARAL GARBOGGINI DI GIORGI - UNESP
Externo à Instituição - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES - UFPA
Externo à Instituição - JOÃO WANDERLEY GERALDI - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 19/09/2025 14:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa