POLÍTICA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: DESAFIOS DO CAMPUS DE ARIQUEMES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
política educacional. Desenvolvimento. Ensino superior. Ariquemes. Rondônia.
O tema da relação entre desenvolvimento e educação emerge como uma das consequências da Segunda Guerra Mundial, quando estudos econômicos descobriram que um dos fatores, da rápida recuperação das nações destruídas pela guerra, era o nível de escolaridade da população. No Brasil, a partir dos anos 1990, quando estudos sobre os novos países industrializados da Ásia apontavam para o mesmo fator, o tema volta à baila com força total e, em Rondônia, uma pesquisa chamava à atenção para o fato de que a economia do estado, baseada no setor produtivo primário, não conseguia agregar à sua produção, por não possuir força de trabalho especializada nas tecnologias que precisava, com o agravante de que, numa região, que detinha um terço de sua produção, entre Porto Velho, Ji-Paraná, Buritis e Machadinho d’Oeste, com a cidade de Ariquemes no centro, não possuía sequer um Campus da única Universidade Federal do estado. Com base nisso, esse estudo visa explicar a importância da criação do Campus da Universidade Federal, em Ariquemes, para responder às demandas do desenvolvimento daquela mesorregião. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se o método histórico-crítico de produção acadêmica (Saviani, 2003; Maciel e Braga, 2008; Maciel, 2023), método fundamentado no materialismo histórico-dialético (Marx, 1996, 2008; Netto, 2011), que orienta a utilização da análise histórico-dialética na interpretação bibliográfico-documental, a entrevista semiestruturada como contraprova de dados documentais e a análise histórico-crítica no exame dos resultados, decorrentes do confronto entre dados quantitativos e qualitativos. Para esta qualificação, seguindo o que determina o regimento do Programa do Doutorado em Educação na Amazônia, apresenta-se a fundamentação teórica, distribuída por três seções: uma, para historizar as contribuições de algumas teorias econômicas, que subsidiarão a análise da última seção; outra, para contextualizar o lugar de Rondônia no âmbito dos Programas de Desenvolvimento do governo brasileiro para a Amazônia; e, a terceira, para identificar o papel da educação, e no interior desta, o lugar do ensino superior, no processo de implantação desses Programas. Para a defesa, ainda faltam: uma seção, para o histórico da criação do Campus da Universidade Federal em Ariquemes, enfatizando a importância estratégica do Campus, seja do ponto de vista geográfico, seja do ponto de vista social, seja, ainda, do ponto de vista econômico para a mesorregião; e, outra, para a análise dos resultados.