Banca de DEFESA: CLAUDILÉIA PEREIRA GALVÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDILÉIA PEREIRA GALVÃO
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Docência da preceptoria das residências multiprofissionais em saúde na Amazônia: um estudo no Hospital de Ensino de Santarém/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação na saúde. Residência multiprofissional. Docência da preceptoria no SUS. Hospital de ensino. Amazônia.


PÁGINAS: 310
RESUMO:

A Educação na Saúde potencializa os espaços de aprendizagem necessários para o desenvolvimento acadêmico e científico dos profissionais da saúde em formação, promovendo conhecimento integral pela complementaridade existente entre o que se referência na teoria e o que se desencadeia na prática da profissão. Trata-se da formação acadêmica, científica e permanente direcionada para desenvolver as atividades no SUS. Desta forma, esta tese doutoral aborda a Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando analisar a docência dos preceptores nas residências multiprofissionais em saúde no Hospital de Ensino (HE) no oeste da Amazônia paraense, à luz dos princípios do SUS. O estudo assumiu uma abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso, mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O público-alvo foi composto pelos profissionais da saúde envolvidos com o processo formativo das Residências Multiprofissionais no HE, numa relação interinstitucional com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém, PA, compreendendo coordenadores, preceptores e tutores (2021-2023), residentes ativos (R1 e R2 - 2022/2023), e egressos (2021/2023), cuja amostra é de 124 participantes. Os instrumentos de produção de dados foram: análise documental, entrevista, questionário e diário de campo e seu tratamento foi realizado pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e triangulação de dados (MINAYO et al, 2005), permitindo as devidas inferências sobre a realidade estudada. O estudo teve como base teórica crítica os ideais da educação transformadora de Paulo Freire (1996), alinhada à prática formativa humanizada, pressupondo uma metodologia participativa à luz teórica de Berbel (2011) e Veiga (2015); as referenciações no que concerne à práxis pedagógica na perspectiva da transformação didática, destacam-se Therrien (2006) e Gadotti (2004), dentre outros autores, em diálogo com os documentos oficiais e marco normativo legal da área. Os resultados demonstram que a preceptoria é fundamental para o desenvolvimento das Residências Multiprofissionais em Saúde no HE, fazendo-se necessária a reflexão da docência desenvolvida por estes preceptores, uma vez que 89,2% dos próprios preceptores, 77,1% dos residentes, 84,2% dos egressos e 90,9% dos tutores reconhecem que o preceptor exerce a função docente no ensino em serviço. Infere-se também que os aspectos pedagógicos e técnicos de atuação interprofissional, fundamentados pelo atendimento humanizado, com ênfase nos princípios do SUS, além de trazer a qualidade da educação na saúde tem o docente preceptor como protagonista nesta formação. Os coordenadores ratificam que a preceptoria tem sido fundamental para a construção do ensino em serviço, pois converge esta formação para a melhoria da qualidade da assistência dispendida na Amazônia paraense. Confirma-se que a preceptoria se configura como docência na atuação assistencial, fazendo-se premente que os preceptores uma formação pedagógica que favoreça a transformação didática no ensino em serviço, entendendo a relação preceptor-tutor-residente alinhada a problematização da ação docente na assistência ao paciente. A parceria interinstitucional Proponente e Executora deve se estabelecer desde uma base educativa de formação participativa no processo ensino - aprendizagem, corroborada pelo envolvimento de todos os atores neste processo. Conclui-se afirmando que a docência da preceptoria na Educação na Saúde é fundamental para a consolidação do ensino em serviço na Amazônia paraense, com vistas a uma formação acadêmica que considere os princípios normativos e organizativos do SUS na prática educativa voltada a um atendimento de qualidade, humanizado e participativo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JACQUES THERRIEN - UFC
Externa à Instituição - MARILENE PROENCA REBELLO DE SOUZA - USP
Externa à Instituição - SHEYLA MARA SILVA DE OLIVEIRA - UEPA
Externa à Instituição - SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS - UFAM
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 16:23
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