EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILÍNGUE (EIB) PARA A AMAZÔNIA PERUANA E IDENTIDADE DOCENTE: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE MESTRADO EM EIB NO PERU
Educação Intercultural Bilíngue. Formação de Professores. Identidade docente. Amazônia Peruana.
A identidade cultural e linguística é um componente fundamental para as comunidades indígenas, pois forma a base de sua visão de mundo, valores e modos de vida. Nesse sentido, a Educação Intercultural Bilíngue (EIB) busca transformar as estruturas educacionais e sociais, promovendo a equidade e superando a discriminação linguística, enraizada no colonialismo, que limitou o acesso dos povos indígenas a recursos e oportunidades, exacerbando sua exclusão. Muitas línguas indígenas correm o risco de desaparecer, sendo que 42,5% delas estão ameaçadas de extinção (ETHNOLOGUE, 2022). Em 2010, a Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) implementou o Programa de Mestrado em Educação Intercultural Bilíngue para formar pesquisadores e professores capazes de reconhecer e valorizar as contribuições das culturas indígenas em diálogo com o conhecimento acadêmico, cujo perfil de entrada implica competência em uma língua indígena andina ou amazônica. Nesse sentido, alguns dos alunos são professores da EIB que atuam na Amazônia peruana. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender o desenvolvimento da formação continuada no âmbito do programa de Mestrado em Educação Intercultural Bilíngue (EIB) da UNMSM (2019 - 2024), considerando a possível reconfiguração das identidades docentes e linguísticas de seus alunos que são professores da EIB da Amazônia peruana. Os objetivos específicos são examinar o plano curricular do programa de mestrado e como ele reflete os princípios do EIB peruano; identificar as identidades linguísticas e docentes desses alunos do programa de mestrado, considerando a diversidade de seus territórios; analisar a reconfiguração de suas identidades linguísticas e docentes durante o processo de formação no programa de mestrado; e explorar os desafios e perspectivas das experiências de professores e alunos professores do EIB desse programa de mestrado para a melhoria da qualidade do EIB no Peru. Esta pesquisa é um estudo de caso e está situada no paradigma qualitativo, cuja população a ser estudada são professores e alunos, professores de escolas do EIB na Amazônia peruana, do programa. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental e empírico, com a aplicação de entrevistas qualitativas, autobiografias e retratos linguísticos como instrumentos de produção de dados. Espera-se que os resultados informem sobre o ensino e a identidade linguística dos alunos-professores que atuam na região amazônica peruana, ao mesmo tempo em que contribuam para o aprimoramento de políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas que respeitem a diversidade cultural dos povos indígenas no Peru.