Banca de DEFESA: LILIAN AQUINO OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIAN AQUINO OLIVEIRA
DATA : 22/10/2024
HORA: 14:30
LOCAL: ICED/BLOCO H/LANTED
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS: UM ESTUDO DO CURRÍCULO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFOPA

 

PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial de pedagogos/as. Educação para a sustentabilidade. Currículo. Residência Pedagógica. Amazônia.

 

PÁGINAS: 393
RESUMO:

Esta tese doutoral consistiu no estudo da educação para a sustentabilidade (EpS) no currículo inicial de formação de pedagogos/as no curso de pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Tem por objetivo geral compreender a EpS no currículo da formação inicial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará e suas contribuições à promoção de uma educação de qualidade na e para a Amazonia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem histórico-dialética, integrada por um estudo bibliográfico, empírico e documental, que explorou a legislação e documentos pertinentes ao objeto. Na etapa da pesquisa empírica foram aplicados questionários semiestruturados a 45 estudantes do curso (residentes); 09 preceptores/as (professores/as da educação básica); e 04 docentes orientadores/as da RP/Pedagogia/Ufopa (professores/as do Curso de Pedagogia). Também foi realizada entrevista com a coordenação do curso, além da constituição de um Grupo de Formação Reflexiva (GFR) em um dos 09 Núcleos da RP/Pedagogia/Ufopa, com a participação da pesquisadora, caracterizando, nesta etapa, um estudo de caso de corte etnográfico. Os dados foram tratados com base nos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), triangulação de dados e de métodos (STAKE, 2007), considerando 03 eixos analíticos: Eixo A - Concepção de EpS; Eixo B - Currículo e EpS na formação de pedagogos/as da Ufopa; Eixo C - EpS na Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Ufopa (2022 a 2024). Entre os resultados destaca-se a confirmação da tese de que a educação para a sustentabilidade está imbricada no currículo oficial do curso de pedagogia, embora o Projeto
Pedagógico do Curso não a reporte explicitamente como pilar formativo. O delineamento de sete dimensões do educar para a sustentabilidade presentes no currículo oficial do curso em estudo, além da sistematização de fatores fundamentais ao educar para a sustentabilidade em contexto amazônico. Ainda, propôs-se um conceito do que seja educar para a sustentabilidade na Amazônia, e apresentou-se possibilidades de aprimoramento deste paradigma educacional no contexto de estudo.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interna - ***.464.581-** - FRANCISCA RODRIGUES LOPES - PUC - SP
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo ao Programa - 1153363 - JUAREZ BEZERRA GALVAO - UFOPAExterno à Instituição - JOSUÉ JOSÉ DE CARVALHO FILHO - UNIR
Notícia cadastrada em: 04/10/2024 14:46
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