A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS: UM ESTUDO DO CURRÍCULO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFOPA
Formação inicial de pedagogos/as. Educação para a sustentabilidade. Currículo. Residência Pedagógica. Amazônia.
Esta tese doutoral consistiu no estudo da educação para a sustentabilidade (EpS) no currículo inicial de formação de pedagogos/as no curso de pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Tem por objetivo geral compreender a EpS no currículo da formação inicial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará e suas contribuições à promoção de uma educação de qualidade na e para a Amazonia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem histórico-dialética, integrada por um estudo bibliográfico, empírico e documental, que explorou a legislação e documentos pertinentes ao objeto. Na etapa da pesquisa empírica foram aplicados questionários semiestruturados a 45 estudantes do curso (residentes); 09 preceptores/as (professores/as da educação básica); e 04 docentes orientadores/as da RP/Pedagogia/Ufopa (professores/as do Curso de Pedagogia). Também foi realizada entrevista com a coordenação do curso, além da constituição de um Grupo de Formação Reflexiva (GFR) em um dos 09 Núcleos da RP/Pedagogia/Ufopa, com a participação da pesquisadora, caracterizando, nesta etapa, um estudo de caso de corte etnográfico. Os dados foram tratados com base nos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), triangulação de dados e de métodos (STAKE, 2007), considerando 03 eixos analíticos: Eixo A - Concepção de EpS; Eixo B - Currículo e EpS na formação de pedagogos/as da Ufopa; Eixo C - EpS na Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Ufopa (2022 a 2024). Entre os resultados destaca-se a confirmação da tese de que a educação para a sustentabilidade está imbricada no currículo oficial do curso de pedagogia, embora o Projeto
Pedagógico do Curso não a reporte explicitamente como pilar formativo. O delineamento de sete dimensões do educar para a sustentabilidade presentes no currículo oficial do curso em estudo, além da sistematização de fatores fundamentais ao educar para a sustentabilidade em contexto amazônico. Ainda, propôs-se um conceito do que seja educar para a sustentabilidade na Amazônia, e apresentou-se possibilidades de aprimoramento deste paradigma educacional no contexto de estudo.