Banca de DEFESA: FRANCISCO EGON DA CONCEIÇÃO PACHECO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO EGON DA CONCEIÇÃO PACHECO
DATA : 11/12/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

SOBRE NARRAR, VIVER E APRENDER


PALAVRAS-CHAVES:

Contação de histórias. Cultura narrativa. Narração artística. Educação estética.


PÁGINAS: 211
RESUMO:

Resumo: A tese é composta por mosaico de textos independentes que objetivam compreender a função educacional e estética da contação de histórias e contribuir com a ampliação da consciência pedagógica para as dificuldades e consequências de sua efetivação. Para tanto, procedemos com levantamento de produções em quatro contextos: publicações editoriais (67 livros), produções acadêmicas (208 trabalhos), criações audiovisuais (242 vídeos) e postagens gerais na WEB (83 posts). Todas apresentam a atividade de contar histórias como uma prática importante, necessária, fundamental, agregadora, eficaz, rica de ludicidade, encantamento, aprendizagens, vivências positivas e comprometidas principalmente com a formação do leitor, a educação das emoções, a inclusão escolar, o desenvolvimento do pensamento crítico, o prazer de aprender, a liberdade imaginativa, o autoconhecimento de si, a escada para o sucesso, a estimulação das funções cerebrais, o atendimento médico, terapêutico e hospitalar, não tendo sido encontrado nenhum trabalho de caráter crítico que aponte seus limites. Diante disso, ratificamos o problema de tese: a banalização da contação de histórias pelo emprego utilitarista a converte em panaceia pelo esvaziamento de sua função estética, fato que se agrava ainda mais quando associada a abordagens pedagógicas centradas em práticas, espontaneísmos e experiências em detrimento do repertório cultural. O texto geral está organizado em oito ensaios: 1-Poblemas que a contação de histórias precisa pensar – ensaio introdutório que apresenta as pobrezas decorrentes da banalização da contação de histórias; 2-Sobre narrar e aprender – analisa os elementos constitutivos da contação de histórias, situando-a historicamente no campo da arte e da educação, além de estabelecer parâmetros sobre o que pode ou não ser considerado contação de histórias em sentido stricto sensu; 3-Aprendizagens de quem narra e de quem ouve – aborda aspectos psicológicos, pedagógicos e estéticos da contação de histórias, fazendo a crítica às concepções dominantes com ênfase idealista, relativista e subjetivista; 4-Ensaio sobre a fantasia – demonstra os processos psicológicos da fabulação, situando o papel da escola e da educação estética pela defesa da seguinte tese: quanto mais próxima das formas e conteúdos artísticos da cultura narrativa, melhores são as condições de acontecer a educação estética pela contação de histórias na escola; 5-A contação de histórias na WEB – discute a presença da contação de histórias nas plataformas digitais, tensionando perdas e ganhos de quando transita do formato analógico para o vídeo e a necessidade da educação estética para balizamento qualitativo de seus conteúdos; 6-Palavras-chave para uma pedagogia da resistência: cultura narrativa; narração artística, educação estética – sintetiza os conceitos basilares que permeiam a tese e defende o ato de contar e ouvir histórias enquanto forma de arte e fonte de conhecimentos essenciais que integram o patrimônio humano e o direito de ensinar e de aprender; 7-Para desencantar a contação de histórias – ensaio conclusivo que apresenta as riquezas possíveis da narração artística; 8-Eu narrador de mim – ensaio memorial que traça um balanço da formação acadêmica e as transformações no fazer e pensar a contação de histórias no doutorado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externa à Instituição - PATRICIA MARTINS PEDERIVA - UnB
Externo à Instituição - NILMA GONCALVES LACERDA - UFF
Externa à Instituição - GILCILENE DIAS DA COSTA - UFPA
Externa à Instituição - FABIOLA RIBEIRO FARIAS - UFOPA
Notícia cadastrada em: 09/12/2024 09:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-02.ufopa.edu.br.srv2sigaa