ANÁLISE DE MODELOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
Formação contínua; Saberes docentes; Análise de Modelos; Ensino de Matemática por Atividades Experimentais; TDIC
Esta pesquisa investiga os saberes docentes mobilizados por professores da Educação Básica ao desenvolverem ações pedagógicas no ensino de Matemática, articulando os pressupostos da Análise de Modelos (AnM), do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de atividades experimentais, alinhadas ao Ensino de Matemática por Atividades Experimentais (EMAE). Fundamentada nos estudos de Tardif, Pimenta e Shulman sobre os saberes da docência, a investigação adota uma abordagem qualitativa, com foco na formação contínua de professores. Como intervenção, foi ofertado um minicurso que apresentou metodologias inovadoras, ampliando as possibilidades pedagógicas ao integrar a AnM, as TDIC e o EMAE. Os resultados evidenciam a mobilização de saberes pedagógicos, experienciais, curriculares e disciplinares pelos professores, destacando a importância da flexibilidade pedagógica na adaptação das práticas às demandas contemporâneas da Educação Matemática. Entre os desafios, os participantes apontaram limitações como a falta de infraestrutura tecnológica e o suporte institucional, que foram superados, em parte, pela colaboração e pelo engajamento dos professores no desenvolvimento das atividades propostas. Por outro lado, os relatos destacam que as metodologias apresentadas favoreceram a criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, promovendo maior compreensão e engajamento dos estudantes. A pesquisa propõe a criação da Base de Estudos Educacionais em Matemática (BEEM), um constructo teórico-metodológico que integra os saberes docentes com as metodologias inovadoras, promovendo práticas pedagógicas colaborativas e reflexivas. Assim, este estudo contribui para o campo da Educação Matemática ao oferecer uma análise detalhada dos saberes mobilizados, ao propor soluções para os desafios enfrentados pelos professores e ao reforçar a importância das TDIC e de metodologias investigativas na construção de uma prática docente crítica, reflexiva e
inovadora.