Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA NEVES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA NEVES SILVA
DATA : 20/01/2025
HORA: 14:30
LOCAL: online
TÍTULO:

COMUNIDADE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM DOCENTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E LIDERANÇAS PEDAGÓGICAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento profissional docente; Constituição de um grupo colaborativo; Educação Básica; Pesquisa Narrativa; Formação de professores.


PÁGINAS: 157
RESUMO:

 O desenvolvimento profissional docente e comunidades colaborativas, como objeto desta pesquisa visa superar uma cultura individualista ainda presente nas instituições escolares. Estudos realizados por Ximenes-Rocha e Fiorentini (2018), Silva (2019) e Andrade (2019) no âmbito do Grupo de Pesquisa e Estudos Formação de professores na Amazônia paraense - Formazon Ufopa, indicam que a constituição de comunidades colaborativas pode atuar como catalisadoras de desenvolvimento profissional docente. Esses estudos também destacam o desafio de expandir a reflexão e a investigação sobre as práticas pedagógicas em sala de aula, em contraste com os tradicionais treinamentos e cursos de formação continuada de professores. A pesquisa, ainda em fase de qualificação, tem como objetivo geral compreender as potencialidades de uma comunidade colaborativa no desenvolvimento profissional docente, por meio das narrativas de professoras e lideranças pedagógicas da educação básica em duas escolas públicas de Itaituba-PA. Os objetivos específicos são: (1) descrever o processo de constituição da comunidade colaborativa, a partir da compreensão da dinâmica do grupo, dos diferentes papéis exercidos pelos participantes e do contexto educacional; (2) identificar os desafios e as  e inquietações das professoras participantes concernentes as práticas em sala de aula e aos projetos desenvolvidos com os seus alunos, estimulando a análise da prática e a produção de conhecimentos a partir das discussões realizadas na comunidade colaborativa; (3) refletir sobre as trajetórias formativas e experiências de desenvolvimento profissional de professores analisando os indícios de aprendizagens que a participação em uma comunidade colaborativa proporciona aos professores, gestores e coordenadores participantes da comunidade colaborativa; (4) analisar as contribuições da comunidade colaborativa no desenvolvimento profissional docente, com base nas reflexões individuais e coletivas das práticas investigativas, por meio das narrativas sobre as trajetórias dos participantes e suas discussões com o grupo.  A tese central da pesquisa é que a constituição de uma comunidade colaborativa de aprendizagem docente, focada na postura investigativa e na valorização da produção de conhecimento a partir das narrativas das trajetórias e experiências dos professores, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional docente. Nesse contexto, a questão de pesquisa que orienta o estudo é: Como a participação em uma comunidade colaborativa, com ênfase em uma postura investigativa, contribui para o desenvolvimento profissional de professores, gestores e coordenadores da educação básica, promovendo a construção de espaços contínuos de formação nos diferentes contextos profissionais? Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa adota o método fenomenológico, orientado pela pesquisa qualitativa em educação, que combina pesquisa-ação e pesquisa narrativa durante dois semestres em 17 encontros presenciais e virtuais, gravados e transcritos para organização das categorias de análise. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). As principais fontes bibliográficas incluem os autores Day (2001),Cochran-Smith e Lytle (1999, 2009); Fiorentini e Crecci (2013); Fiorentini (2012), Formosinho (2009), Garcia (1999; 2009), Imbernón (2009, 2010), Moraes e Galiazzi (2016), Nóvoa (1992) entre outros. O corpus de análise é composto por diários de campo, crônicas do grupo, narrativas orais e escritas, áudios e vídeos dos encontros do grupo, fotografias e documentos gerados ao longo da pesquisa, além da observação participante. A pesquisa de campo propõe a constituição de um grupo colaborativo, estabelecendo uma relação entre universidade e escola, composto por sete professores interdisciplinares, duas coordenadoras e uma gestora, que desenvolvem projetos de ensino em duas escolas públicas de ensino fundamental e médio. Os primeiros momentos de investigação foram conduzidos por meio de narrativas orais e escritas, nas quais se privilegiou a escrita e a escuta ativa sobre o processo formativo dos participantes. Esta pesquisa poderá enriquecer as experiências relacionadas ao cotidiano pedagógico e favorecer a reflexão e a transformação por meio da colaboração.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interna - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Externa ao Programa - 1782909 - CLAUDIA SILVA DE CASTRO - UFOPAExterno à Instituição - ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO - UFSCAR
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Notícia cadastrada em: 07/01/2025 11:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa