Banca de DEFESA: NELIANE MOTA RABELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELIANE MOTA RABELO
DATA : 29/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: ICED/BLOCO H
TÍTULO:

A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: UM DIFERENCIAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Formação Inicial. Práticas educativas. Teoria da Objetivação.

 
 
 

PÁGINAS: 215
RESUMO:

Essa tese tem como objetivo investigar, com fundamentação nos pressupostos da Teoria da Objetivação, como se desenvolvem práticas educativas que possibilitem a potencialização do uso das TDIC visando o uso crítico e reflexivo na formação inicial. Através de práticas educativas desenvolvidas com os coprodutores (discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Ufopa, campus Santarém). A pesquisa discutiu os fundamentos da TO com base em Radford, formação inicial de professores e o uso das TDIC. O método da pesquisa foi configurado com base nos pressupostos do Materialismo - Dialético e a pesquisa multimodal. Foram produzidos quatro momentos formativos oferecidos, buscouse a produção coletiva do conhecimento através do planejamento, realização e aplicação da Atividade de Ensino Aprendizagem (AEA). No primeiro momento formativo através do Google Forms, delineou-se um perfil inicial dos participantes e ao final de cada formação um opinário sobre as atividades desenvolvidas. Foi realizado um levantamento bibliográfico para delinear nosso objeto de pesquisa. A pesquisa apresenta quatro momentos formativos, e nove encontros que buscaram alcançar os objetivos propostos. Os momentos formativos buscaram a relação entre os artefatos culturais (TDIC), através do uso do celular e do software Geogebra como parte integrante do processo formativo da tarefa realizada, visando o trabalho coletivo dos coprodutores no ato da realização da AEA dentro do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Os resultados indicam que através dos momentos formativos e encontros realizados os coprodutores através do planejamento, realização da AEA no PRP por meio do labor conjunto contribui para práticas educativas mais conscientes, críticas e não alienantes sobre o uso das TDIC. Através dos resultados apresentados na pesquisa conclui-se que a TO pode ser uma potencializadora das práticas educativas na formação inicial, contribuindo para formação de profissionais éticos e críticos quanto ao uso dos recursos e frente ao processo de ensino aprendizagem de forma coletiva. Através da TO os coprodutores desenvolveram uma visão crítica e reflexiva, onde aprenderam a valorizar a dimensão cultural e social do processo educativo, reconhecendo que o conhecimento não é apenas uma abstração, mas algo enraizado nas experiências culturais e históricas dos estudantes o que consideramos um ponto crucial para os futuros professores que irão atuar na Amazônia



 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Externa à Instituição - JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA - FUFGD
Externa à Instituição - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA - UFRN
Externa à Instituição - ANGELICA FRANCISCA DE ARAUJO - UFRRJ
Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 16/01/2025 11:09
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