POLÍTICA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS DO IFAM FRENTE ÀS DEMANDAS DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL EM MANACAPURU - AMAZONAS
Política Educacional, Desenvolvimento Econômico. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade Social. Manacapuru.
O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Avançado Manacapuru, estado do Amazonas, frente às demandas de sustentabilidade social do município, considerando a política de desenvolvimento e a política educacional que o criaram. Em face dessa relação entre política educacional e política de desenvolvimento surgiu a problemática da pesquisa: a política educacional do IFAM, por meio de seus cursos Programação de Jogos Digitais, Recursos Pesqueiros, Informática, Administração, Vendas, Informática para Internet, e Aquicultura tem se mostrado alinhada às demandas de sustentabilidade social de Manacapuru? Metodologicamente, adotou-se a análise histórico-crítica, fundamentada no materialismo histórico-dialético, tendo por base estudos das relações sociais, econômicas e educacionais sobre o tema, na busca de compreender as condições históricas, em suas contradições, do Campus Avançado do IFAM para atender as demandas da sustentabilidade social do município de Manacapuru. Assim, a abordagem teórica da pesquisa valoriza a análise das políticas brasileiras de desenvolvimento econômico, para se ancorar na política de desenvolvimento sustentável, de modo a subsidiar a compreensão das ações do Instituto Federal. Em decorrência dessa opção, foi necessário resgatar historicamente as políticas de desenvolvimento econômico, adotadas a partir da década de 30 do século passado, quando o capitalismo instalado no país rompe com o modelo agroescravista, até o presente, quando as políticas de desenvolvimento sustentável se contrapõem às de desenvolvimento econômico, de modo a explicar como essas políticas de desenvolvimento influenciam as políticas educacionais. Os resultados evidenciam que os cursos do IFAM-Manacapuru estão alinhados às demandas de sustentabilidade social do município, contribuindo para a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios locais e o mercado de trabalho nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gestão e Negócios e Recursos Naturais. Além disso, a análise histórica revela a política de desenvolvimento econômico e as estratégias adotadas nas duas primeiras décadas do século XXI, das quais nasceu o IFAM Campus Manacapuru em 2014. A pesquisa também ressalta a importância de integrar a sustentabilidade social como finalidade pedagógica ao currículo, garantindo que o IFAM atenda às expectativas e necessidades da comunidade de Manacapuru. Finalmente, a análise histórico-crítica, fundamentada no materialismo histórico-dialético, permitiu uma compreensão abrangente das relações sociais, econômicas e políticas do contexto educacional, no qual o IFAM se encontra, para enfrentar os desafios educacionais postos pela realidade sociocultural manacapuruense. Com isso, espera-se que este estudo venha a contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais, que busquem sustentabilidade social e desenvolvimento sustentável para a região amazônica.