Banca de DEFESA: FRANCISCA MARCIA LIMA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA MARCIA LIMA DE SOUSA
DATA : 07/03/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet
TÍTULO:

UNIVERSIDADE PÚBLICA ENTRE MARGENS, TRAVESSIAS E RUPTURAS: RELAÇÕES E (RE)AÇÕES DA UFOPA COM A SOCIEDADE NO CONTEXTO NEOLIBERAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

 Universidade pública na Amazônia. Pesquisa e extensão. Políticas neoliberais na Educação Superior.


PÁGINAS: 246
RESUMO:

O presente estudo investiga a relação entre sociedade, educação e universidade pública em tempos neoliberais. Com recorte para o ambiente amazônico, a pesquisa tem como lócus de investigação a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), instituída pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009. Criada em um contexto promissor para a educação superior no país, a Ufopa, assim como as demais universidades públicas federais implantadas desde 2003, foi criada a partir de um modelo inovador de universidade, focado em romper com os modos tradicionais marcados por estruturas rígidas, elitismo e desigualdade social e voltar-se para projetos institucionais de aproximação da sociedade e de inclusão de grupos sociais diversos. Ao tempo que esses modelos inovadores podem desafiar a estrutura educacional, promover mudanças políticas, sociais e epistemológicas e contribuir para a emancipação humana, acredita-se que essas instituições podem ter seu processo histórico reconfigurado em meio às reformas neoliberais implantadas pelo Estado, sobretudo, a partir de 2016. Partindo dessa perspectiva, o estudo teve como objetivo principal analisar o desenvolvimento histórico da Universidade Federal do Oeste do Pará (2009-2021) a fim de reconhecer nas concepções e práticas acadêmicas da instituição suas relações e interações com as comunidades em seu entorno de forma a identificar as convergências e divergências em relação à concepção neoliberal e/ou a propostas emancipatórias. Disso, desdobrou-se os objetivos específicos. Metodologicamente, seguiu-se a abordagem bibliográfica e documental, orientada pelo referencial dialético e pela Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani. Foram analisados documentos institucionais diversos, com especial atenção às políticas de pesquisa e de extensão e como essas ações se conectam com as necessidades e realidades locais, como as comunidades de várzea da Amazônia. O estudo aponta que, apesar das políticas neoliberais influenciarem os processos históricos das universidades públicas, direcionando atos normativos, políticas institucionais e práticas acadêmicas, essas instituições, em particular a Ufopa, têm direcionado suas ações de pesquisa e extensão para os interesses públicos e coletivos da sociedade, contribuindo de maneira significativa para a disseminação de conhecimentos emancipatórios e para o fortalecimento das conquistas democráticas e coletivas. Não obstante, também se observa que a interação da universidade com algumas comunidades ainda é limitada, especialmente em relação a grupos como os varzeiros e outras populações tradicionais da Amazônia, que enfrentam desafios significativos. Diante disso, reforça-se a necessidade de fortalecer a relação entre a universidade pública e a classe trabalhadora frente à crescente mercantilização do ensino superior e às particularidades de uma sociedade do capital, marcada por crises e contradições.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo à Instituição - NEWTON ANTONIO PACIULLI BRYAN - UNICAMP
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES - UEM
Externo à Instituição - LUIZ BEZERRA NETO - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 06/03/2025 13:06
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