Banca de DEFESA: FRANCINARA SILVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCINARA SILVA FERREIRA
DATA : 21/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR E A POLÍTICA INDUTORA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO: estudo em escolas municipais da Região Metropolitana de Santarém/PA (2013-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional. Gestão Escolar. Educação Integral. Educação Escolar na Amazônia. Região Metropolitana de Santarém/Pará.


PÁGINAS: 250
RESUMO:

Nas duas últimas décadas, as políticas relativas à implementação de proposta de educação integral têm sido alvo de debates no Brasil, pois evidencia-se a necessidade de proporcionar aos sujeitos uma formação integral que possibilite o desenvolvimento de todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, social e cultural). Nesse contexto, o governo federal instituiu, no país, a Política Indutora de Educação Integral, que se materializou por meio de Programas, como o Mais Educação (PME) e o Novo Mais Educação (PNME), que tiveram por objetivo fomentar a ampliação dessa modalidade de oferta educativa nas escolas públicas brasileiras. Contudo, essa proposta trouxe consigo desafios para a gestão escolar quanto à sua efetivação no espaço educativo. Considerando o exposto, a presente tese se propõe a analisar como a gestão de escolas públicas situadas na Amazônia brasileira, destacando-se aqui, como lócus da pesquisa, a Região Metropolitana de Santarém/Pará (RMS), composta pelos Municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos contribuiu nesse processo. Esta pesquisa se desenvolveu com vistas a responder à seguinte problemática – Como o gestor escolar atuou na implementação da Política Indutora de Educação Integral nas unidades de ensino da Região Metropolitana de Santarém/PA? Com base neste questionamento, apresentamos a tese de que – “a gestão escolar e a política educacional se inter-relacionam e podem impulsionar, ou não, a efetivação da proposta de Educação Integral nas unidades de ensino da Região Metropolitana de Santarém – PA”. Teve como objetivo geral – analisar a atuação do gestor frente à Política Indutora de Educação Integral em escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Santarém/Pará no período de 2013 a 2022. Trata-se de uma investigação que adotou uma abordagem qualitativa, pautada em pesquisa bibliográfica, documental e de campo em três escolas públicas municipais da RMS, que realizou entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares. Esta pesquisa constituiu-se com base em discussões acerca da promoção do pleno desenvolvimento do aluno tendo como referência as Políticas indutoras da Educação Integral na escola pública, na qual o gestor figura com o importante papel de mediar ações para que o direito à educação integral seja assegurado. Dessa forma, as ações da gestão, no ambiente escolar, precisam conduzir para a viabilização de uma proposta de Educação Integral por meio de sua organização, que deve ser realizada mediante o trabalho coletivo com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, embora os desafios no cotidiano escolar, e no contexto social, se constituam como obstáculos para a efetiva formação integral do aluno.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo ao Programa - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA - UFOPAExterna à Instituição - ANDREIA FERREIRA DA SILVA
Externa à Instituição - JURACY MACHADO PACÍFICO - UNIR
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO - UFMA
Externa à Instituição - DINAIR LEAL DA HORA - UFPA
Notícia cadastrada em: 19/08/2025 13:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa