Banca de DEFESA: TONI ALDENIS FERREIRA SILVA

DISCENTE: TONI ALDENIS FERREIRA SILVA
DATA: 19/05/2018
LOCAL: a definir
TÍTULO: ÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7° ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Modelo de Van Hiele. Ensino de matemática. Área de figuras planas.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: No ensino da matemática, um dos problemas que se tem observado é a dificuldade dos alunos para compreenderem os conceitos básicos de geometria. O cálculo da área de figuras planas é um dos assuntos dentro do currículo de matemática com aplicação direta na vida cotidiana do cidadão e isto, por si só, justifica a importância de se preocupar com o ensino deste tema. Para tentar diminuir essas dificuldades e melhorar o entendimento desses conceitos, este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência de atividades baseadas no modelo do casal Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico voltada para alunos do 7o ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria de Lourdes Almeida que contribuísse para construção do conceito de área de figuras planas, bem como para a atribuição de significado às principais fórmulas utilizadas com a finalidade de calcular a área das figuras planas mais básicas como triângulos e retângulos. Este trabalho foi desenvolvido em três etapas, na primeira foram realizadas pesquisas bibliográficas que serviram de embasamento teórico para o planejamento das ações que seriam realizadas; a segunda etapa foi a concretização das ações planejadas por meio de sua execução em sala de aula com os alunos; e a terceira etapa consistiu em um momento de reflexão sobre as ações já executadas. Esta dissertação foi organizada em quatro capítulos: introdução; referencial teórico; descrição e a análise das atividades; e considerações. Os resultados apresentados através da análise das atividades mostram algumas das vantagens, bem como limitações, de se seguir o caminho proposto pela teoria em estudo e visam contribuir com a busca por um ensino de matemática de excelência, divulgando as metodologias de ensino proposta pelo casal Van Hiele.
Presidente - 1548835 - AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA